Conteúdo revisado em 03/04/2024 Imprimir Compartilhar

Portal de Serviços do Crea-PR

Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/solicitar-desconto-de-anuidade/>

Conteúdo revisado em 03/04/2024 - Acesso em 10/08/2024 às 17h24

Desconto de anuidade

O desconto de anuidade profissional somente pode ser concedido nos casos previstos em resoluções específicas, a qual pode ser atualizada anualmente pelo Conselho Federal.

Atualmente, os descontos previstos e concedidos pelo Crea-PR aplicam-se aos seguintes casos:

Concedidos automaticamente:

• Sênior: 90% de desconto ao profissional, quite com a anuidade do exercício anterior, que se enquadre em uma das seguintes condições:
    • Sexo Masculino
      • 35 anos de registro ativo no sistema, ininterrupto ou não, sendo o desconto concedido a partir do exercício seguinte que foi completado este tempo; ou
      • completar 65 anos, sendo o desconto concedido a partir do exercício seguinte do aniversário
    • Sexo Feminino
      • 30 anos de registro ativo no sistema, ininterrupto ou não, sendo o desconto concedido a partir do exercício seguinte que foi completado este tempo; ou
      • completar 60 anos, sendo o desconto concedido a partir do exercício seguinte do aniversário.
  • Recém-formado: 90% de desconto no valor da primeira anuidade ao recém-formado em cursos das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, que solicitar seu registro até 180 dias após a data da colação de grau (nível superior) ou conclusão de curso (nível médio).

IMPORTANTE: Independente dos descontos concedidos, o valor mínimo da anuidade será equivalente à 1/12 (um doze avos) da anuidade integral do ano vigente.

Concedidos mediante solicitação:

• Incapacidade por motivo de doença grave: 90% de desconto ao profissional, em dia com a anuidade dos exercícios anteriores, que comprova documentalmente que é portador de doença grave, que resulta em incapacitação para o exercício profissional;
  • Profissional proprietário de Firma Individual: 80% de desconto ao profissional, que possua empresa individual com registro regular até 31/03 e situação adimplente. Tanto o profissional quanto a empresa devem estar em dia com o Crea.

Quem pode solicitar:

Profissionais registrados que se enquadrem nas opções acima.

Como solicitar:

Preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, opção Sou um Profissional / Outras Solicitações / Desconto de Anuidade, e selecionar a opção conforme o caso, ou diretamente nestes links:

Prazo de entrega:

7 dias úteis.

Legislação relacionada:

Resolução n.º 1.066/2015 – Confea

Portaria n.º 215/2022

Este conteúdo está relacionado a:

Tema / Anuidade  •  Perfil / Empresa registrada  •  Perfil / Profissional registrado

Teve alguma dificuldade?

Ou verifique os nossos canais de atendimento disponíveis.