Conteúdo revisado em 03/06/2024 Imprimir Compartilhar

Portal de Serviços do Crea-PR

Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/termo-de-reciprocidade-do-confea-e-oep/>

Conteúdo revisado em 03/06/2024 - Acesso em 10/08/2024 às 17h22

Termo de Reciprocidade do Confea e OEP

O que é

O Termo de Reciprocidade é um documento assinado entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) com intuito de promover a mobilidade profissional entre os dois países.

Veja o termo na íntegra.   E o aditivo 001.

Para mais informações, clique aqui.

Quem pode solicitar

• Engenheiros brasileiros registrados no Crea que desejam mobilidade para Portugal.
  • Engenheiros estrangeiros, desde que sejam brasileiros naturalizados,  registrados no Crea que desejam mobilidade para Portugal;
  • Engenheiros portugueses registrados na  Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) que desejam mobilidade para o Brasil.

Nota: Tecnólogos não podem solicitar. A carga horária dos cursos de tecnologia é inferior a 3.600.

Profissionais Brasileiros

Profissionais brasileiros (natos ou naturalizados) que desejam mobilidade para Portugal.

Como solicitar

A solicitação é realizada através de um formulário do Crea-PR, no qual o protocolo será cadastrado no sistema do Confea e remetido para homologação.

1. Antes de acessar o formulário específico, deve preencher o formulário Requerimento Termo de Reciprocidade, datar, imprimir e assinar.

2. Preencher a solicitação no formulário online, item Sou um Profissional > Outras Solicitações > Profissional Brasileiro – Termo de Reciprocidade Confea / OEP.

3. O protocolo será tratado, encaminhado ao Confea e o prazo de análise no Confea é de 180 dias.

4. Após a homologação do Confea/deferimento da solicitação, o profissional deve procurar a OEP para realizar o seu registro.

Observações:

• Não serão aceitas fotos 3X4. Somente foto 5×7, conforme documentação do formulário.
  • O profissional pode apresentar o pedido com o registro provisório desde que, quando o processo for enviado para a OEP, seja apresentada a cópia autenticada da carteira definitiva.
  • O campo do formulário de Requerimento “Residência no Brasil/Portugal” dever ser preenchido com o endereço do profissional no Brasil ou Portugal, conforme o caso.

Taxas

• Não há taxa de serviço no Brasil.
  • Após a homologação, deverão se deverão se manter registrados no Crea e na OEP ao mesmo tempo, pagando anuidade para ambos.
  • Os valores de taxa de registro em Portugal variam de acordo com a região em que for se registrar, portanto, deve consultar a OEP para mais informações sobre custos.

Profissionais Portugueses

Profissionais portugueses que desejam mobilidade para o Brasil.

Como solicitar registro junto ao Crea-PR

A solicitação deverá ser feita na OEP em Portugal – não pode ser feita no Brasil. Só após a emissão da decisão plenária que será orientado a preencher o formulário de registro profissional no Crea-PR.

1. Realizar a solicitação na Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). A autenticação da documentação pode ser realizada no consulado do Brasil em Portugal.

2. A OEP vai interagir com o Confea.

3. Após a emissão de Decisão Plenária do Confea, o profissional português estará apto a solicitar o seu registro junto ao Crea constante na Decisão Plenária.

4. Preencher formulário no site do Crea-PR:  Profissional>Formulários Online >Sou um profissional > Registro/Visto Profissional > Termo de Reciprocidade OEP/Confea, ou diretamente neste link.

Taxas

• Após homologação, os profissionais portugueses pagarão a taxa de registro e emissão de carteira no Crea-PR.
  • Deverão se manter registrados no Crea e na OEP ao mesmo tempo, pagando anuidade para ambos.

Este conteúdo está relacionado a:

Dúvidas e Informações / Profissional

Teve alguma dificuldade?

Ou verifique os nossos canais de atendimento disponíveis.