Conteúdo revisado em 19/12/2024 Imprimir Compartilhar
Marca do Crea-PR para impressão

Portal de Serviços do Crea-PR

Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/carteira-profissional-digital/>

Conteúdo revisado em 19/12/2024 - Acesso em 21/12/2024 às 16h17

Carteira Profissional Digital

O que é / conceito:

Novidade! A Carteira de Identidade Digital está disponível para profissionais do Crea-PR, e é válida como documento de identidade em todo o Território Nacional.

A nova carteira digital representa uma alternativa ao modelo impresso, atendendo às demandas atuais de mobilidade, e garantindo mais sustentabilidade.

O acesso é realizado por um aplicativo específico para esta finalidade, pelo qual o profissional pode utilizar sua identidade profissional com segurança e mobilidade. 

A nova Carteira Digital faz parte das ações de transformação digital do Crea-PR e ratifica o compromisso do Conselho com o meio ambiente e o Pacto Global.

Quem pode solicitar:

  • Profissionais com registro no PR, situação regular, com RNP;
  • Profissionais com visto desde que tenham uma carteira impressa emitida pelo Crea-PR. Os profissionais com visto e que não tem carteira física emitida pelo PR, para terem direito à carteira digital precisarão solicitar uma segunda via da sua carteira física. A carteira digital ficará automaticamente disponível para solicitação na área restrita após emissão da carteira física.

Como obter:

  • Profissionais registrados no Crea-PR, ou profissionais com Visto e que já possuem carteira impressa no Crea-PR: solicite o código de acesso na área restrita no site do Crea-PR > menu Serviços > Carteira Digital. Veja aqui o passo a passo da solicitação.
  • Profissionais com visto no Crea-PR e sem carteira física do Crea-PR: primeiro, será necessário solicitar a carteira impressa, por meio do formulário de 2ª via de carteira (selecione o motivo: Atualização cadastral). Posteriormente, a carteira digital estará disponível para solicitação na área restrita. Clique aqui para solicitar a segunda via.
  • Para os novos registros: a emissão da carteira digital estará disponível na área restrita após a efetivação do registro profissional.

Como alterar dados ou fotografia da Carteira:

Caso deseje alterar informações da carteira profissional, como nome, fotografia ou outra informação, será necessário solicitar a atualização dos dados por meio de protocolo específico. Assim que a alteração for efetivada, a carteira digital será atualizada no dia seguinte. Não há custo para este procedimento.

Quanto custa:

Para os profissionais que já possuem carteira emitida pelo Crea-PR, não há custo.
Profissionais que possuem carteira emitida por outro Crea, devem pagar a taxa da carteira – veja aqui mais informações.


Este conteúdo está relacionado a:

Perfil / Profissional não registrado  •  Perfil / Profissional registrado  •  Tema / Registro profissional / cadastro


Teve alguma dificuldade?

Ou verifique os nossos canais de atendimento disponíveis.