Conteúdo revisado em 29/07/2024 Imprimir Compartilhar

Portal de Serviços do Crea-PR

Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/reativar-registro-ou-titulo-profissional-interrompido-cancelado/>

Conteúdo revisado em 29/07/2024 - Acesso em 10/08/2024 às 13h18

Reativar registro ou título profissional interrompido

Reativação de registro: é o serviço que possibilita aos profissionais ativarem o seu registro para voltar a exercer a profissão.

É realizada sempre no Crea de origem. Assim, profissionais que tinham visto no Crea-PR e tiveram seu registro interrompido devem primeiro reativar o registro junto ao Crea de origem, e posteriormente reativar o seu visto no Crea-PR.

Reativação de título: nos casos em que houve a interrupção de um certo título, mas o registro continuou ativo, o profissional também pode requerer a reativação deste título para que volte a constar em sua carteira profissional ou certidão de registro.

Nota: para os casos de registro provisório que ainda não foi interrompido, veja aqui informações sobre revalidação/prorrogação de registro provisório

Quem pode solicitar:

Profissionais com registro ou título interrompido ou cancelado.

Para reativação de registro: o profissional deverá estar quite com as anuidades anteriores ou em dia com o parcelamento.

Como solicitar:

Para reativação de registro: preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, opção Sou um profissional / Atualização da Situação do Registros, selecionar uma das opções e verificar as instruções e a documentação necessária para cada situação.

Para reativação de título: preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, opção Sou um profissional / Atualização de Dados Profissionais Títulos.

Você também pode acessar diretamente clicando nestes links:

Reativação de Registro

Reativação de título

Quanto custa:

Para reativação de registro:

Para reativação de título:

• não há taxa de serviço
  • somente a taxa da carteira (se for com apresentação do diploma), opcional.

Prazo:

• tratamento do protocolo: 2 dias úteis. Se for com apresentação de diploma é de 7 dias úteis
  • confecção da carteira de identidade profissional: em média 30 dias

Legislação relacionada:

não há taxa de serviço

• Lei Federal n.º 5.194/1966
  • Resolução n.º 1.007/2003

Pesquisas relacionadas: voltar o registro, renovar o registro, desbloquear o registro, Crea inativo, crea cancelado, reativação

Este conteúdo está relacionado a:

Perfil / Profissional registrado  •  Tema / Registro profissional / cadastro

Teve alguma dificuldade?

Ou verifique os nossos canais de atendimento disponíveis.