Reunião do GT Infraestrutura das Escolas Estaduais do Paraná
18 de janeiro de 2011, às 13h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na quinta-feira (dia 13) foi realizada na regional de Curitiba do CREA-PR a reunião do Grupo de Trabalho Infraestrutura das Escolas Estaduais do Paraná. O trabalho é fruto de um pedido do secretário estadual de educação e vice-governador Flavio Arns, para que o CREA-PR ajude na fiscalização e vistoria das condições e da infraestrutura das escolas do Estado.
O presidente Álvaro Cabrini Jr está empenhado pessoalmente no trabalho, pois entende que o mesmo tem como ponto principal a segurança das crianças e também a capacidade de ampliar o campo de atuação dos profissionais ligados ao CREA-PR. “É importante criar uma estrutura de gestão para que as entidades que se prontificaram a participar da solicitação da secretaria consigam trabalhar de forma eficaz”, resume.
Cerca de 20 profissionais de entidades como o CREA-PR, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Corpo de Bombeiros, UFPR, IEP-PR, IAB-PR e Sanepar, entre outras, participaram do encontro, que teve como foco definir a metodologia que será aplicada para o desenvolvimento do trabalho.
“Estamos organizando um plano de ação para que as ideias sejam sistematizadas, uma vez que se trata de um problema bastante complexo”, comenta a gestora do Departamento de Relações Institucionais do CREA-PR e coordenadora do GT, eng. civil Vivian Curial Baêta de Faria. “Das 2,2 mil escolas sob responsabilidade da Secretaria em todo o Estado, muitas não têm toda documentação completa de registro de móveis e de projetos. Assim, é preciso fazer um diagnóstico da situação para priorizar reformas mais urgentes relacionadas às instalações elétricas, prevenção de incêndio e acessibilidade”, diz.
O GT conta com a participação e experiência do engenheiro civil Adailton Marcelo Lehrer, que vem desenvolvendo uma ação semelhante nas escolas municipais de União da Vitória. O diagnóstico, focado mais em questões de inspeção predial – observando detalhes como vazamentos, goteiras, estado das instalações elétricas, entre outros -, permite municiar a prefeitura da cidade com informações e possibilitar ainda uma geração de empregos na região, demandando a necessidade de profissionais para a elaboração de projetos adequados e em conformidade. “A solicitação do secretário chamou minha atenção, pois percebi que poderíamos ampliar o trabalho e levá-lo a âmbito estadual”, diz.
Na próxima quinta-feira (dia 20), às 14 horas, o GT se reunirá no plenário da Regional Curitiba para continuidade do trabalho.
Comentários
Nenhum comentário.