Centralidade Sudoeste da Agenda Parlamentar 2011 sugere ações
22 de março de 2011, às 15h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Desde 2008 o Crea-PR desenvolve a Agenda Parlamentar, um conjunto de sugestões que visa a melhoria e desenvolvimento do Estado. Para este ano, o conselho formatou o projeto e cada regional está realizando reuniões com as associações e sindicatos que o Crea-PR representa, analisando propostas para serem encaminhadas aos órgãos responsáveis, a fim de conseguir recursos e colocá-las em prática.
No dia 17 deste mês, a Centralidade Sudoeste do Crea-PR realizou um encontro na Sudenge (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná), em Francisco Beltrão, quando representantes de seis entidades de classe puderam sugerir ações de interesse da população.
De acordo com o gerente regional do conselho, engenheiro agrônomo Gilmar Ritter, as propostas são centradas nas necessidades regionais. “No caso da nossa região, algumas até fazem parte das reivindicações da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, a Amsop”, acrescenta Ritter. “Um dos nossos objetivos é focalizar essas ações”, salienta.
Propostas
Durante a reunião, foram levantadas pelos profissionais quatro sugestões que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento regional, entre elas, a melhoria de todas as rodovias do Sudoeste do Estado e a construção do aeroporto regional. Além dessas, se tornaram propostas a ampliação da capacidade estática de armazenamento de grãos da produção agrícola e melhoria da estrutura da aduana de Capanema.
O gerente regional comenta que essas medidas precisam ser analisadas com certa urgência. Ele cita como exemplo o caso da agricultura, que neste período gerou uma safra recorde de grãos, e os produtores, associações e cooperativas estão com falta de locais para o seu armazenamento. “Na questão do transporte, uma região somente se desenvolve com um bom sistema, seja rodoviário, ferroviário ou aéreo. Por isso também a importância da implantação de um aeroporto regional”, frisa Ritter a respeito da outra proposta lembrada pelos profissionais.
A partir da discussão desses quatro itens será elaborado o EBDR (Estudo Básico de Desenvolvimento Regional) para cada ação, com um diagnóstico da situação atual e como essas propostas, quando postas em prática, beneficiarão o desenvolvimento local. Outras reuniões serão realizadas com o objetivo de contribuir na melhoria dos municípios.
Participação
O encontro contou com a presença de representantes da Area-PB (Associação regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco), AEA-PB (Associação de Engenheiros e Agrônomos de Pato Branco), Sudenge (Associação de Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná), AEA-FB (Associação de Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão), Assefi (Associação de Engenheiros Civis da Fronteira do Iguaçu) e Aeap (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Palmas).
Comentários
Nenhum comentário.