Apucarana apresenta primeiro EBDR do Paraná
20 de julho de 2011, às 0h22 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nesta terça-feira, o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, a prefeita de Cambira, Neusa Bellini, a vereadora de Apucarana, Lucimara Scarpelini, representantes das secretarias municipais da Indústria e Comércio e do Meio Ambiente e membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí participaram da edição local da Agenda Parlamentar promovida na sede do CREA-PR em Apucarana.
O encontro foi iniciado pela apresentação da Agenda Parlamentar, efetuada pelo gerente da regional do CREA-PR de Apucarana, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho. “Não podemos mais pensar de forma isolada e sim no contexto regional. É preciso trabalhar políticas públicas pensando em um ambiente macro, por isso o conceito de 2011 da Agenda traz esse viés de regionalidade”, disse.
Em seguida, gestores presentes na reunião receberam um kit entregue pelo CREA-PR contendo os cadernos técnicos desenvolvidos pelo Conselho como contribuição à gestão pública através da abordagem simples e didática de assuntos relativos à administração municipal.
O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, Sebastião Junior, apresentou o EBDR da centralidade de Apucarana, que trata da mobilidade urbana integrada aos planos diretores e se soma aos outros dos EBDRs das centralidades de Ivaiporã e Arapongas/Rolândia: saneamento (coleta e tratamento de esgoto) e resíduos sólidos e líquidos urbanos.
Segundo Junior, a região apresenta um grande potencial para se transformar em um importante ponto logístico, uma vez que por ela passam estradas como as BRs 369, 466 e 444, além do modal ferroviário. “As entidades detectaram as prioridades, suas principais carências, agora o CREA-PR emprestará a sua credibilidade para os municípios buscarem recursos”, disse. “Somos a primeira região do Paraná a desenvolver o EBDR. Com esse estudo em mãos, basta que o deputado faça a intermediação política para fazer o recurso chegar ao prefeito”, completou, citando entre as obras elencadas as duplicações de Apucarana-Ponta Grossa e Apucarana-Mandaguari, a construção de um terminal intermodal (aproveitando os modais ferroviários e rodoviários), a formatação de uma equipe técnica visando o estoque de projetos, a busca por recursos para sinalização horizontal e vertical, construção de rotatórias, pontes, estradas e sinais, melhorias em calçadas públicas e a renovação do maquinário para estradas rurais.
O EBDR das centralidades será formatado e entregue para validação no dia 31 de agosto, data da reunião regional da Agenda Parlamentar de Apucarana.
Comentários
Nenhum comentário.