Diálogo com sistema educacional marca abertura do XVIII Fórum de Docentes e Discentes
22 de agosto de 2011, às 0h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Para o Superintendente Adjunto da Engenharia de Itaipu, Jorge Habib Hanna El Khouri, o fórum abordará um tema relevante a todo o País, em virtude dos números que circundam a Engenharia atualmente. “Temos desafios grandiosos pela frente, seja de formar novos profissionais ou de resgatar o amplo contingente de pessoas que não exerce a engenharia”, disse.
“Setores como de hidrelétrica, de petróleo e gás preveem altos investimentos nos próximos anos que não serão possíveis sem engenharia. É preciso pensar e agir, pois um País sem engenheiros não possui capacidade de inovação, fica condenado ao atraso”.
O reitor da Universidade Positivo, economista José Pio Martins, falou sobre a importância de direcionar o sistema educacional para a área de tecnologia como um todo, citando como exemplo a Alemanha, que se firmou como uma grande nação e modelo de obras de engenharia.
O superintendente de Integração do CONFEA, Alceu Molina, representando o presidente Marcos Tulio de Melo, elogiou a iniciativa do CREA-PR por entender que o debate trata da essência do sistema educacional. “Esta reflexão do sistema educacional em conjunto com o sistema profissional demonstra o quanto estamos amadurecendo as questões da engenharia e da tecnologia, justamente em um momento que o País precisa dessa sintonia”, comentou. “Minimizando o distanciamento entre ambos e promovendo o envolvimento dos discentes saímos de um modelo engessado para uma nova articulação, mais dinâmica e flexível”.
O presidente da Comissão de Educação do CREA-PR e coordenador do Fórum, engenheiro agrônomo Amarildo Pasini, frisou a necessidade de aprimoramento da gestão educacional. “Os professores lançam na sociedade cidadãos que precisam entender e aplicar conceitos como ética e cidadania em seu cotidiano”, lembrou.
Por fim, o presidente em exercício do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves, ressaltou a importância da formação profissional, considerando o papel de destaque das profissões para a sociedade. “O principal ponto deste encontro é promover a aproximação e o debate. O CREA-PR prima pelo diálogo com docentes e discentes, prova disso é a criação da Assessoria de Relação com as Instituições de Ensino e o programa CREAjr-PR”, exemplificou.
Na programação do Fórum constam palestras ministradas pelos professores Marcos Cordiolli (consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares) e José Pio Martins (reitor da Universidade Positivo) e três Grupos de Trabalho: Que profissionais a sociedade necessita e que profissionais as escolas formam?, Formação de professores e Mudança de modelo de ensino/aprendizado (relação professor/aluno).
A abertura foi prestigiada também pelos ex-presidentes do CREA-PR, Orlando Strobel e Ivo Mendes Lima
Comentários
Nenhum comentário.