Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/08/mobilidade-urbana-integrada-ao-plano-diretor-na-agenda-de-apucarana/>.
Acesso em 26/12/2024 às 08h05.

Mobilidade urbana integrada ao plano diretor na Agenda de Apucarana

29 de agosto de 2011, às 13h05 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A proposta é reunir os líderes locais e a população para um debate a respeito dos estudos técnicos e de viabilidade financeira desenvolvidos pelas Entidades de Classe parceiras do CREA-PR, que serão encaminhados em seguida aos governantes estaduais e federais para que possam orientar a gestão nas questões referentes a captação de recursos.

O EBDR da centralidade de Apucarana trata da mobilidade urbana integrada aos planos diretores e se soma aos outros EBDRs das centralidades de Ivaiporã e Arapongas/Rolândia: saneamento (coleta e tratamento de esgoto) e resíduos sólidos e líquidos urbanos. De acordo com o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, o engenheiro civil Sebastião Ferreira Martins Júnior, os EBDRs servem como ponto de referência e apoio para os governantes. “Os postos de decisão, por conta da velocidade e quantidade de informação, precisam de uma referência clara para a tomada de decisão. E os estudos, com embasamento técnico, são essa referência”. Para o engenheiro ambiental Alisson Moura Cortêz, coordenador técnico do EBDR de Arapongas/Rolândia, “a iniciativa do CREA-PR é válida já que o Conselho devolve para a sociedade o conhecimento dos profissionais”. Segundo ele, essa iniciativa leva às prefeituras mais carentes novas visões e, agora, faz uma análise regional, ficando cada vez mais próximo da realidade de cada lugar para poder propor soluções. A Agenda Parlamentar de Apucarana contará também com a apresentação da Caixa Econômica a respeito de Consórcios Públicos entre municípios – uma solução para questões urbanas.

No dia 1 de setembro acontecerá a Agenda Parlamentar de Maringá e no dia 2 de setembro em Cascavel.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *