Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/08/profissionais-das-areas-tecnologicas-debatem-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Profissionais das áreas tecnológicas debatem acessibilidade

3 de agosto de 2011, às 18h19 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Cerca de 400 profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências estão reunidos em Foz do Iguaçu para o Seminário Internacional de Acessibilidade – Uma responsabilidade profissional. Na abertura do evento o presidente do CREA-PR, eng. Agr. Álvaro Cabrini Jr, falou sobre o objetivo do evento e a importância de desdobramento dos resultados. “Queremos sensibilizar e difundir experiências bem sucedidas no atendimento aos princípios de acessibilidade nas áreas pública e privada”, disse.

A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Flávio Arns, que representou o governador Beto Richa; Vades Benvenuti, representando do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald; o subchefe adjunto da governamental da Casa Civil da presidência da República, Darci Bertolotto; o secretário nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José do Nascimento Ferreira; o superintendente de Engenharia da Itaipu, Jorge Habib Hanna El Khouri, representando o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e o diretor de meio ambiente e cidadania da Copel, Gilberto Mendes Fernandes.

“A acessibilidade é um desafio de cidadania e de direito humano. Temos que dar plenas condições de trabalho e de vida social para a população”, analisa o vice-governador Flavio Arns, que reforça assim como a colocação do presidente Cabrini, a necessidade da continuidade da discussão com os desdobramentos e reflexão do governo para o atendimento à pessoa com deficiência. Arns falou sobre o trabalho do governo do Estado para implementação do Paraná Acessível, um programa que prevê o atendimento pontual referente à acessibilidade dentro de todas as secretarias e órgãos públicos paranaenses.

Nacional – Darci Bertolotto falou que por determinação da presidenta Dilma Roussef e coordenação da ministra Gleisi Hoffmann o governo federal trabalha para a efetivação do atendimento aos preceitos de acessibilidade em todas as pastas. “O governo volta-se para que tornemos de fato concreto aquilo que diz a legislação”, avalia Bertolotto.

O secretário nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José do Nascimento Ferreira, falou sobre a questão cultural envolvida no tema acessibilidade. “Queremos que a acessibilidade seja uma cultura consolidada como melhoria de vida. É preciso que os gestores públicos saibam que uma cidade acessível é um bom lugar para todas as pessoas viverem e não somente àquelas que precisam de condições especiais.

Práticas – Ainda na abertura foram citados alguns exemplos da acessibilidade na prática. O diretor de meio ambiente e cidadania da Copel, Gilberto Mendes Fernandes, falou sobre a importância da parceria com o CREA não somente na realização do evento como também nas ações de capacitação por meio das quais são ministrados cursos aos funcionários da empresa com a participação do Conselho. “A Copel realiza desde 2007 seu programa de acessibilidade e a nossa expectativa é de que a grande participação neste evento trará sem dúvida resultados muito positivos”, disse.