Acessibilidade é tema de palestras no interior
27 de setembro de 2011, às 14h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Aconteceu no dia 22 (quinta-feira), em Bandeirantes, um Seminário sobre Acessibilidade, organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Bandeirantes (AEABAN) e com o apoio do CREA-PR. O palestrante foi o arquiteto André Sell, o evento teve início às 19h e aconteceu no Anfiteatro Thomaz Nicoletti, no campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Segundo a presidente da AEABAN, Maria de Lourdes Almeida Marcone, além de disseminar informações sobre o tema, o seminário também atende às exigências do CREA-PR por conta do Prêmio Crea de Qualidade (PCQ), que o Conselho idealizou para fomentar o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico e social das entidades de classe. “Um dos quesitos de pontuação do PCQ é realizar uma palestra sobre acessibilidade. Mas, independente disso, a população de Bandeirantes precisa conhecer mais sobre o assunto. O município não possui qualquer iniciativa ou obra de acessibilidade e é do nosso interesse divulgar a questão, por isso convidamos as escolas, secretarias do Executivo, membros do Legislativo, além da sociedade em geral”, diz Maria de Lourdes.
Em Rolândia a palestra foi ministrada pela engenheira civil Vivian Curial Baêta, Coordenadora do Programa de Acessibilidade do CREA-PR e pelo engenheiro mecânico Fernando da Veiga, Assessor da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR. Ocorrida na Associação Comercial e Industrial de Rolândia (ACIR), teve por objetivo sensibilizar a sociedade quanto a importância de se prever em obras, dispositivos que permitam o acesso pleno de todas as pessoas com deficiência. “A nossa intenção não é atingir só o corpo técnico, mas também a sociedade, o comércio e a prefeitura para que medidas eficientes sejam efetivadas para o acesso das áreas públicas por pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial”,disse a vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Rolândia (AEAAR), arquiteta Melyne Berbel.
No município de Arapongas, a palestra também aconteceu no dia 22 (quinta-feira), organizada pela da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (ASENARAG). “Convidamos autoridades e grandes instituições da região, porque chegamos a um ponto onde não podemos mais fechar os olhos para a acessibilidade. Atinge a todos nós e a conscientização precisa ser feita”, comentou Fauzi Geraix Filho, engenheiro industrial e presidente da ASENARAG. A palestra foi proferida pela Coordenadora do Programa de Acessibilidade do CREA-PR, a engenheira civil Vivian Baêta e o Assessor da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, e o engenheiro mecânico Fernando da Veiga para uma palestra sobre Acessibilidade.
Comentários
Nenhum comentário.