ACINFAZ e SERASA oferecem Certificado Digital
20 de outubro de 2011, às 16h56 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) começa a emitir certificados digitais para empresas e pessoas físicas, a partir de Outubro. A decisão da entidade de atuar em parceria com a SERASA, responsável pela emissão de certificados digitais, reflete a crescente demanda de seus 400 associados e do mercado, explica o presidente da instituição, João Antonio Munaro. “A certificação digital existe desde 2002, mas sua exigência tem sido cada vez mais ampla nos últimos anos”, afirma.
Atualmente, as empresas necessitam da certificação digital para diversas emissões, como a Declaração de Imposto de Renda, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Conectividade Social, CPF e CNPJ eletrônicos (e-CPF e e-CNPJ). “Em fevereiro, por exemplo, o certificado será obrigatório na entrega da Declaração de Serviços Médicos (DMED)”, aponta Munaro.
O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa na internet. Trata-se de uma tecnologia reconhecida por lei que atribui um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a autenticação, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados enviados e recebidos eletronicamente.
Tipos de certificados:
Os certificados A1 e A3 são os mais utilizados, sendo que o primeiro é geralmente armazenado no computador do solicitante, enquanto que o segundo é guardado em cartões inteligentes (smartcards) ou tokens protegidos por senha. A categoria A é direcionada para fins de identificação e autenticação.
O valor do certificado depende do perfil de uso e da validade, por exemplo: Um e-CNPJ válido por três anos, emitido em cartão com chip e leitor, custa R$ 465,00. Já um e-CPF no formato de software, que deve ser instalado em um computador, é vendido por R$ 120,00 e tem duração de um ano.
A parceria com a SERASA traz mais comodidade aos empresários de Fazenda Rio Grande. Com o novo serviço a classe empresarial não mais precisará se deslocar até a capital Paranaense para assinar documentos, ato chamado de validação. Esta parceria oferece soluções de certificação digital específicas para cada tipo de negócio, de acordo com a necessidade do cliente. Benefícios como economia de tempo e redução de custos, desburocratização de processos, validade jurídica nos documentos eletrônicos, possibilidade de eliminação de papéis, autenticação na Internet com segurança.
De acordo com o gerente da Associação, Giulianno Gomes, “A ACINFAZ usará sua estrutura como posto de atendimento para validar os certificados e a expectativa é atender empresas e pessoas físicas de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e região, evitando o deslocamento para Curitiba ou outras cidades. Em todo o país, a projeção está em torno de 300 mil emissões no próximo ano”, relata Gomes.
A ACINFAZ está localizada na Rua César Carelli, n° 90, no bairro Pioneiros, em Fazenda Rio Grande. Para maiores informações 3627-1958 ou envie suas dúvidas para acinfaz@acinfaz.com.br.
Comentários
Nenhum comentário.