CREA-PR participa de discussão sobre Arco Norte em Londrina
26 de outubro de 2011, às 16h40 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Regional de Londrina do CREA-PR apóia o Fórum Empresarial Arco Norte que acontece nesta sexta-feira (28), às 19h30, no Centro de Convenções do Hotel Blue Tree, em Londrina. O evento é promovido pela Rádio CBN e pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e vai contar com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e do consultor de negócios estratégicos Marcelo Mafra.
O objetivo do evento é discutir o Arco Norte, um Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional que visa elevar o norte do Paraná a um patamar diferenciado de competitividade, proporcionando atração de investimentos públicos e privados em nível nacional e internacional. Em suma, trata-se de um projeto que pretende somar crescimento econômico, melhoria de qualidade de vida, geração de empregos e rigorosos cuidados ambientais.
“O fórum é a oportunidade que temos de cobrar ações efetivas do poder público estadual e federal para que este projeto se torne política pública de interesse nacional. Será o momento de estabelecermos a governança compartilhada do poder público, iniciativa privada e entidades de classe para a construção coletiva do Plano Arco Norte”, explica o ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Luiz Penteado Figueira de Mello, engenheiro agrônomo responsável pela idealização do projeto. Segundo Mello, o projeto está em articulação há cerca de seis anos e visa entre outras ações implantar um aeroporto privado para movimentação de cargas e rodoferrovias para os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana, com um investimento total estimado em cerca R$ 1,5 bilhão. As ações têm um raio de abrangência de cerca de 200 km, ondem vivem 4,5 milhões de pessoas.
Arco Norte integrado aos EBDRs do CREA-PR
A avaliação do projeto Arco Norte integra os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDRs) do CREA-PR, que elenca em todo o Estado os principais temas ligados ao desenvolvimento regional e mostra o que é preciso fazer, como fazer, qual o investimento necessário e as possíveis fontes de recursos para que os projetos sejam viabilizados. A proposta do Conselho é que este EBDR ajude a acelerar sua implantação, já que foram identificados 22 municípios que seriam diretamente beneficiados por ele. “O papel do CREA-PR neste processo é exemplar e de enorme valia, não só pela contribuição técnica, mas pela postura pró ativa na defesa de um Plano Estratégico para toda a região com alta capacidade de transformação da realidade. Isso propicia um desenvolvimento sustentável e inteligente que valoriza os ativos existentes e promove, sobretudo, geração de renda, trabalho e justiça social. Com isso, o Conselho contribui positivamente na construção coletiva de alternativas de desenvolvimento sustentável para todo o Estado”, diz o engenheiro.
O EBDR que integra o projeto Arco Norte também foi apresentado no mês passado durante a audiência que integra as edições dos Seminários Regionais que discutem as propostas do orçamento da União para 2010 (PLOA 2012) e do Plano Plurianual para o período de 2010 a 2015 (PLPPA 2012-2015), promovido pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Além deste, também foram apresentados os demais EBDRs, grande resultado da edição 2011 da Agenda Parlamentar desenvolvida pelo CREA-PR com as entidades de classe paranaenses.
Serviço – Fórum Empresarial Arco Norte
Data: 28/10 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções do Hotel Blue Tree (Av. Juscelino Kubstschek, 1356 – Centro – Londrina-PR)
Comentários
Nenhum comentário.