Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/10/residuos-solidos-e-liquidos-urbanos-em-pauta-na-agenda-parlamentar-de-arapongas/>.
Acesso em 26/12/2024 às 06h59.

Resíduos Sólidos e Líquidos Urbanos em pauta na Agenda Parlamentar de Arapongas

24 de outubro de 2011, às 12h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Mais de 150 pessoas lotaram o auditório do SENAI nesta quinta-feira para acompanhar a edição de Arapongas da Agenda Parlamentar, promovida pelo CREA-PR, por meio da Regional de Apucarana, em parceria com a ASENARAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas).

O encontro foi prestigiado pelo presidente em exercício do CREA-PR, eng. civil André Gonçalves, e aconteceu em paralelo à 2ª. Semana Norte Paranaense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, realizada de 17 a 20 de outubro pela ASENARAG. “A Agenda Parlamentar é um ato de cidadania e apartidário, pois envolve o profissional nas discussões municipais e devolve à sociedade o conhecimento que adquirimos na academia”, resumiu Gonçalves.

Na ocasião, foi apresentada a versão prévia do Estudo Básico de Desenvolvimento Regional (EBDR) da região, que tem como tema “Resíduos Sólidos e Líquidos Urbanos” e é uma contribuição do Conselho e associação aos gestores municipais e profissionais. “Assim como os demais estudos, este EBDR busca promover o desenvolvimento regional e fornecer a fundamentação técnica e as linhas para a obtenção dos recursos. Ele será muito importante para Arapongas e região que, mesmo sendo um município avançado no quesito controle de resíduos e coleta, pode usar estes dados para se aperfeiçoar”, disse o presidente da ASENARAG, engenheiro industrial Fauzi Geraix Filho. 

Entre as autoridades presentes estavam o gerente de Desenvolvimento Urbano, arq. e urb. Mario Filla, representando o prefeito de Arapongas, os prefeitos de Sabáudia, Almir Batista dos Santos, e Pitangueiras, Cristovon Videira Ripol, além da vereadora Maria do Carmo, que representou a Câmara de Vereadores de Arapongas.

Durante o evento, foi firmado convênio de mútua cooperação na fiscalização entre o CREA-PR e a Prefeitura de Arapongas e entregue aos gestores municipais (executivo e legislativo) de Arapongas, Sabáudia e Pitangueiras a série de Cadernos Técnicos da Agenda e uma versão prévia do EBDR local. Em seguida, o coordenador técnico do EBDR da centralidade “Arapongas/Rolândia” e Inspetor Especial do CREA-PR, eng. Alison Cortez, proferiu uma palestra sobre o amplo processo que envolveu a elaboração do Estudo, sendo o evento finalizado com a palestra técnica “Obtenção de Recursos Federais para Municípios”, apresentada pelo arq. e urb. Luiz Carlos Horevicz, coordenador de Assistência Técnica aos Municípios da CEF (Caixa Econômica Federal de Londrina).


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *