Resíduos Sólidos e Líquidos Urbanos em pauta na Agenda Parlamentar de Arapongas
24 de outubro de 2011, às 12h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Mais de 150 pessoas lotaram o auditório do SENAI nesta quinta-feira para acompanhar a edição de Arapongas da Agenda Parlamentar, promovida pelo CREA-PR, por meio da Regional de Apucarana, em parceria com a ASENARAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas).
O encontro foi prestigiado pelo presidente em exercício do CREA-PR, eng. civil André Gonçalves, e aconteceu em paralelo à 2ª. Semana Norte Paranaense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, realizada de 17 a 20 de outubro pela ASENARAG. “A Agenda Parlamentar é um ato de cidadania e apartidário, pois envolve o profissional nas discussões municipais e devolve à sociedade o conhecimento que adquirimos na academia”, resumiu Gonçalves.
Na ocasião, foi apresentada a versão prévia do Estudo Básico de Desenvolvimento Regional (EBDR) da região, que tem como tema “Resíduos Sólidos e Líquidos Urbanos” e é uma contribuição do Conselho e associação aos gestores municipais e profissionais. “Assim como os demais estudos, este EBDR busca promover o desenvolvimento regional e fornecer a fundamentação técnica e as linhas para a obtenção dos recursos. Ele será muito importante para Arapongas e região que, mesmo sendo um município avançado no quesito controle de resíduos e coleta, pode usar estes dados para se aperfeiçoar”, disse o presidente da ASENARAG, engenheiro industrial Fauzi Geraix Filho.
Entre as autoridades presentes estavam o gerente de Desenvolvimento Urbano, arq. e urb. Mario Filla, representando o prefeito de Arapongas, os prefeitos de Sabáudia, Almir Batista dos Santos, e Pitangueiras, Cristovon Videira Ripol, além da vereadora Maria do Carmo, que representou a Câmara de Vereadores de Arapongas.
Durante o evento, foi firmado convênio de mútua cooperação na fiscalização entre o CREA-PR e a Prefeitura de Arapongas e entregue aos gestores municipais (executivo e legislativo) de Arapongas, Sabáudia e Pitangueiras a série de Cadernos Técnicos da Agenda e uma versão prévia do EBDR local. Em seguida, o coordenador técnico do EBDR da centralidade “Arapongas/Rolândia” e Inspetor Especial do CREA-PR, eng. Alison Cortez, proferiu uma palestra sobre o amplo processo que envolveu a elaboração do Estudo, sendo o evento finalizado com a palestra técnica “Obtenção de Recursos Federais para Municípios”, apresentada pelo arq. e urb. Luiz Carlos Horevicz, coordenador de Assistência Técnica aos Municípios da CEF (Caixa Econômica Federal de Londrina).
Comentários
Nenhum comentário.