Começa em Foz o 37º EPEC
28 de novembro de 2011, às 13h11 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Foi realizada na noite deste domingo, em Foz do Iguaçu, a abertura do 37º Encontro Paranaense de Entidades de Classe do Estado e do III EECEP-Encontro Estadual de Comissões de Ética Profissionais, que acontece até esta terça-feira.
Durante a solenidade, o presidente do CREA-PR, eng. agrônomo Álvaro Cabrini Jr, elogiou o processo eleitoral ocorrido no começo do mês, enaltecendo a transparência e ética da campanha do Paraná. “Os paranaenses promoveram um processo norteado pelos princípios da ética e da pureza e pelo debate, colocando os profissionais para discutir planos de gestão,
sem ataques”, disse. “Tivemos o comparecimento nas urnas mais baixo da história, com cerca de 7% dos profissionais votando. Precisamos fazer uma reflexão, nos espelhar no CAU e implementar eleições pela internet. Somos um Conselho de tecnologia que precisa acreditar em tecnologia. Se não o fizemos, o Sistema poderá perecer na mediocridade”, frisou.
Cabrini lamentou a ausência do presidente eleito, eng. civil Joel Krüger, mas avisou que durante a nova gestão o processo de fiscalização passará por uma reformulação, mantendo o posto de vanguarda que ocupa no Brasil. “Temos no esmerado em pesquisar novas motivações, alternativas e modalidades de fiscalização”, lembrou. “Agora, temos que apoiar o novo presidente. Apoiando o Joel, apoiamos o CREA e as entidades, respeitando o
resultado das urnas”.
O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Foz do Iguaçu, Renato Pena Camargo, apoiou a iniciativa de realização do EPEC. “Este evento permite a ampla troca de informações entre profissionais, com foco especialmente na capacitação”. A arquiteta Eneida Kuchpil, coordenadora da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-PR mencionou que este ano foi um divisor de águas, em virtude da implantação do CAU-PR. “Nossas profissões são afins e sei que teremos muita experiência para trocar. Agradeço ao presidente Cabrini por
sempre entender a importância para os arquitetos com relação a esse momento histórico, por ser democrático, profissional e respeitoso e ter colocado à disposição dos arquitetos toda estrutura do Conselho”.
Em seguida, Cabrini efetuou a entrega oficial dos EBDRs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional a Ronald Drabik, secretário de Planejamento de Cascavel. Os 32 Estudos foram debatidos ao longo de 2011 envolvendo um universo de 21 centralidades e os mais diferentes temas e anseios das comunidades regionais.
Para finalizar a abertura, o CREA-PR efetuou a certificação dos seguintes profissionais que participaram do Programa de Excelência em Projetos: arqs. e urbanistas Ricardo Luis Leites de Oliveira, Adriano Scarabelot, Carina Mendonça Muller, Cleusa Dalla Pola Anutu Silva, arq. Marcos Kenji Fujisawa, eng. civis Fausto Rafael Perreto, Luiz Antonio Menarim e Pedro de Marco Junior.
O Conselho fez também a entrega de certificados de revalidação de dez profissionais que tiveram suas certificações renovadas até dezembro de 2012 por meio de auditorias. São eles: eng. civis Altair Ferri e Gelson Antonio dos Santos, engs. eletricistas Brasil Alvim Versoza e Jefferson Chicoski da Silva, arq. e urbanistas Leonardo Britici, Idevaldo Santos Filho, Carmem Lucia Pezzete Loro, Flavio Henrique da Rosa Uren, Marli Antunes da Silva Aoki e Miriam Gomes Leite da Silva.
“O Programa de Excelência é uma ideia muito mais que inteligente e que trouxe muito mais valorização à minha carreira profissional”, recomendou o presidente da AEAM-Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, eng. civil Altair Ferri. A mesa foi composta também pela eng. civil Larissa Giovanella, inspetora em Cascavel. Na noite de terça-feira, será entregue o Prêmio CREA de Qualidade, evento simultâneo ao EPEC que, em sua quarta edição, reconhece as entidades de classe paranaenses que se destacaram em seus modelos de gestão.
Comentários
Nenhum comentário.