Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/11/comeca-em-foz-o-37o-epec/>.
Acesso em 26/12/2024 às 20h32.

Começa em Foz o 37º EPEC

28 de novembro de 2011, às 13h11 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos


alt  Foi realizada na noite deste domingo, em Foz do Iguaçu, a abertura do 37º Encontro Paranaense de Entidades de Classe do Estado e do III EECEP-Encontro Estadual de Comissões de Ética Profissionais, que acontece até esta terça-feira.
Durante a solenidade, o presidente do CREA-PR, eng. agrônomo Álvaro Cabrini Jr, elogiou o processo eleitoral ocorrido no começo do mês, enaltecendo a transparência e ética da campanha do Paraná. “Os paranaenses promoveram um processo norteado pelos princípios da ética e da pureza e pelo debate, colocando os profissionais para discutir planos de gestão,
sem ataques”, disse. “Tivemos o comparecimento nas urnas mais baixo da história, com cerca de 7% dos profissionais votando. Precisamos fazer uma reflexão, nos espelhar no CAU e implementar eleições pela internet. Somos um Conselho de tecnologia que precisa acreditar em tecnologia. Se não o fizemos, o Sistema poderá perecer na mediocridade”, frisou.
Cabrini lamentou a ausência do presidente eleito, eng. civil Joel Krüger, mas avisou que durante a nova gestão o processo de fiscalização passará por uma reformulação, mantendo o posto de vanguarda que ocupa no Brasil. “Temos no esmerado em pesquisar novas motivações, alternativas e modalidades de fiscalização”, lembrou. “Agora, temos que apoiar o novo presidente. Apoiando o Joel, apoiamos o CREA e as entidades, respeitando o
resultado das urnas”.
O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Foz do Iguaçu, Renato Pena Camargo, apoiou a iniciativa de realização do EPEC. “Este evento permite a ampla troca de informações entre profissionais, com foco especialmente na capacitação”. A arquiteta Eneida Kuchpil, coordenadora da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-PR mencionou que este ano foi um divisor de águas, em virtude da implantação do CAU-PR. “Nossas profissões são afins e sei que teremos muita experiência para trocar. Agradeço ao presidente Cabrini por
sempre entender a importância para os arquitetos com relação a esse momento histórico, por ser democrático, profissional e respeitoso e ter colocado à disposição dos arquitetos toda estrutura do Conselho”.
Em seguida, Cabrini efetuou a entrega oficial dos EBDRs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional a Ronald Drabik, secretário de Planejamento de Cascavel. Os 32 Estudos foram debatidos ao longo de 2011 envolvendo um universo de 21 centralidades e os mais diferentes temas e anseios das comunidades regionais.
Para finalizar a abertura, o CREA-PR efetuou a certificação dos seguintes profissionais que participaram do Programa de Excelência em Projetos: arqs. e urbanistas Ricardo Luis Leites de Oliveira, Adriano Scarabelot, Carina Mendonça Muller, Cleusa Dalla Pola Anutu Silva, arq. Marcos Kenji Fujisawa, eng. civis Fausto Rafael Perreto, Luiz Antonio Menarim e Pedro de Marco Junior.
O Conselho fez também a entrega de certificados de revalidação de dez profissionais que tiveram suas certificações renovadas até dezembro de 2012 por meio de auditorias. São eles: eng. civis Altair Ferri e Gelson Antonio dos Santos, engs. eletricistas Brasil Alvim Versoza e Jefferson Chicoski da Silva, arq. e urbanistas Leonardo Britici, Idevaldo Santos Filho, Carmem Lucia Pezzete Loro, Flavio Henrique da Rosa Uren, Marli Antunes da Silva Aoki e Miriam Gomes Leite da Silva.
“O Programa de Excelência é uma ideia muito mais que inteligente e que trouxe muito mais valorização à minha carreira profissional”, recomendou o presidente da AEAM-Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, eng. civil Altair Ferri. A mesa foi composta também pela eng. civil Larissa Giovanella, inspetora em Cascavel. Na noite de terça-feira, será entregue o Prêmio CREA de Qualidade, evento simultâneo ao EPEC que, em sua quarta edição, reconhece as entidades de classe paranaenses que se destacaram em seus modelos de gestão.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *