Profissionais comemoram o Dia do Engenheiro Agrícola na Unioeste
7 de novembro de 2011, às 14h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Membros da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (ABEAG) e da Associação Paranaense dos Engenheiros Agrícolas (APEAG) se reuniram com professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação nas dependências dos laboratórios de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná para comemorar o dia do profissional de Engenharia Agrícola, celebrado no dia 27 de outubro.
O engenheiro agrícola, um profissional ligado às ciências agrárias, recebe uma formação que tem como base as ciências exatas, embora façam parte do seu conteúdo curricular matérias com ênfase nas áreas ambiental, econômica e social. Sendo a Engenharia Agrícola a Engenharia aplicada à Agricultura, ela trata de aspectos relacionados à infra-estrutura do meio rural e assume um papel fundamental no desenvolvimento do setor agrícola, pois atua diretamente no aumento da eficiência do processo produtivo, apresentando conhecimento nas seguintes áreas: Construções Rurais e Ambiência, Máquinas Agrícolas, Engenharia de Água e Solo, Processamento de Produtos Agrícolas, Energização, Planejamento e Desenvolvimento Rural.
A atuação do engenheiro agrícola está na área de interface entre a agricultura e a engenharia. Comumente confundido com o engenheiro agrônomo, ele se distingue pela atuação mais específica em engenharia rural, em razão de uma formação mais orientada às ciências exatas. A Engenharia Agrícola é voltada para a parte mecânica da agricultura, como planejamento, construção e manutenção de máquinas. Já o curso de Agronomia se volta para todas as etapas da atividade agropecuária – do plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção.
Comentários
Nenhum comentário.