Abenc realiza dois eventos internacionais em Curitiba
1 de dezembro de 2011, às 17h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) realiza em Curitiba dois eventos internacionais: o 3º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, nos dias 29 e 30 de novembro, e o 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, de 30 de novembro a 3 de dezembro.
O 3º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana é restrito às associações e as sessões serão realizadas na Sala de Reuniões do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), na Avenida Comendador Franco. No encontro serão abordados temas como mercado da Engenharia Civil e formação profissional, mobilidade internacional, acreditação, certificação profissional e reconhecimento do exercício da profissão no exterior, movimento anticorrupção, intercâmbio internacional de experiências sobre desenvolvimento e valorização e fortalecimento das entidades. Prevê-se participação de profissionais da Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, Macau, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Uruguai, presentes nas outras edições do encontro.
Já a realização do Congresso Ibero-Americano foi incumbida à Abenc pelo Colégio de Engenheiros Civis do Estado de Jalisco (México), onde ocorreram as outras duas edições do evento, na cidade de Puerto Vallarta. No ano passado, por exemplo, o encontro contou com 240 congressistas de onze países. Neste ano, os participantes debaterão o desenvolvimento nas áreas urbanas, sob o título “Experiências e conceitos inovadores de Engenharia Civil nas cidades”. Os desafios das cidades latino-americanas, o caso português de reabilitação urbana, a experiência argentina em acessibilidade serão abordados na manhã do dia 1º de dezembro. À tarde, o tema será mobilidade urbana, e terá como exemplo a capital colombiana Bogotá. Na manhã do dia 2, Barcelona será exemplo para a discussão de captação e transporte de lixo urbano e Honduras apresentará seu Código Ambiental para Projetos de Infraestrutura. À tarde as edificações e prevenção de catástrofes, com exemplos do México, ganham o foco.
Para o presidente da Abenc, Ney Fernando Perracini de Azevedo a atuação internacional da associação permite o intercâmbio de ideias e experiências, sendo esta discussão de extrema importância para Curitiba e para todos os países participantes de um modo geral. “Pretendemos discutir o papel da Engenharia Civil em nível nacional em integração com entidades internacionais. A capital paranaense propicia isso de uma forma muito positiva porque tem muitos projetos que deram certo, começando pela sede de um dos eventos, o Parque Barigui, um dos mais movimentados da cidade. É emblemático, já que estaremos discutindo as cidades do futuro e o alcanço tecnológico que transforma completamente os conceitos de vida e de trabalho”, diz ele.
O Congresso Ibero-Americano é aberto ao público acontece no Salão de Atos do Parque Barigui e as opções de inscrição variam de R$ 50 a R$ 350. Mais informações: http://www.congressoiberoamericanodeengenhariacivil.com/.
Comentários
Nenhum comentário.