Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2011/12/receita-agronomica-e-siagro-serao-discutidos-em-apucarana/>.
Acesso em 26/12/2024 às 23h36.

Receita Agronômica e SIAGRO serão discutidos em Apucarana

9 de dezembro de 2011, às 19h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

SEAB, SENGE-PR e CREA-PR promovem debate direcionado principalmente aos emissores de receitas agronômicas

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE), promove no dia 15/12 (quinta-feira), no auditório da Regional de Apucarana do CREA-PR, uma palestra sobre Receita Agronômica e o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná (SIAGRO). O objetivo é apresentar aos profissionais, principalmente aos emissores de receitas agronômicas, os principais problemas encontrados pela fiscalização sobre a recomendação, o comércio, e o uso de agrotóxicos, sob os pontos de vista legal e agronômico. 

Segundo o fiscal do Departamento de Fiscalização (DEFIS) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), eng. agrôn. Ralph Rabelo Andrade, mesmo sem ser o maior produtor de alimentos do mundo, o Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxicos dentre todos os países. “Há um uso excessivo de agrotóxicos decorrente da pressão do seu mercado produtor, em detrimento das boas práticas agronômicas que visam seu uso racional. O Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, constatou um percentual de analfabetismo de mais de 45% para as mulheres e de quase 40% para os homens produtores rurais. Mesmo àqueles que sabem ler, a receita agronômica apresenta-se como um enigma e passou a ser, por conta da sua falta de eficiência a que originalmente se propunha, mera formalidade, um documento protocolar”, comenta Andrade. 

Para ter acesso aos agrotóxicos, o agricultor necessita de uma receita agronômica que somente poderá ser prescrita por profissional habilitado. Como este procedimento não vem sendo seguido corretamente, o fiscal enfatiza a importância dos profissionais das ciências agrárias resgatarem a receita agronômica como única forma de acesso a estas substâncias químicas tóxicas. “O descaso para com a receita está produzindo uma geração de profissionais que a tratam como documento formal obrigatório, nada mais. Mas esse descaso é um dos responsáveis pela produção de alimentos com excesso de resíduos de agrotóxicos. Segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da ANVISA, em 2010, quase 30% dos alimentos analisados (2.488 amostras) estavam impróprios para consumo humano”, explica.

Para o gerente da Regional Apucarana do CREA-PR, eng. civil Hélio Xavier da Silva Filho, a iniciativa da SEAB com a parceria do SENGE demonstra a preocupação e caráter orientativo da fiscalização da entidade no trato do tema com os profissionais que atuam na área. “O SIAGRO é um sistema relativamente novo que revoluciona o controle da venda e aplicação dos agrotóxicos. No evento serão abordadas questões legais e práticas sobre emissão de receitas agronômicas, portanto, é sempre bom salutar aos profissionais aprimorarem seus conhecimentos sobre o assunto”, diz.

A Regional de Apucarana do CREA-PR está localizada na Rua Guarapuava, 580. Informações: (43) 3432-3238.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *