Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/03/crea-pr-faz-lancamento-oficial-do-forum-paranaense-de-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

CREA-PR faz lançamento oficial do Fórum Paranaense de Acessibilidade

20 de março de 2013, às 19h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

alt

Foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira (20), na sede do CREA-PR em Curitiba, o Fórum Paranaense de Acessibilidade, ação que tem como meta difundir e conscientizar profissionais das áreas tecnológicas e a sociedade de todo o Estado sobre a importância da implantação plena da acessibilidade.

Participaram do lançamento o presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger, o coordenador do Fórum, engenheiro civil Antônio Borges dos Reis, o coordenador do Comitê de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro mecânico Sérgio Yamawaki, o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Roberto Massa Junior, o secretário Municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, e a Secretária Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mirella Prosdócimo, representando o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

“A lei que regulamenta a atividade dos engenheiros e dos agrônomos fala que nossas profissões têm como objetivo a defesa dos interesses humanos e sociais. E é com esse espírito que damos atenção especial à questão da acessibilidade, que envolve não apenas pessoas com deficiência, mas trata de mobilidade e cidadania, temas de interesse de toda a sociedade”, disse o presidente Joel Krüger. “Apesar de encabeçada pelo CREA-PR, esta é uma iniciativa ampla, que abrange toda a população do Paraná. A presença de três secretários neste evento mostra que não mediremos esforços para avançar rapidamente neste assunto”, adicionou.

“O Fórum de Acessibilidade foi instituído pelo CREA-PR em 2006, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Agora, queremos expandir sua atuação para todo o Paraná, fomentando a importância do papel do profissional na busca por melhorias das condições das cidades, de forma a garantir o seu uso democrático por todos”, resumiu o coordenador do Fórum, engenheiro Antônio Borges dos Reis.

Segundo a secretária Mirella Prosdócimo, o trabalho da secretaria inicia agora, a partir de uma avaliação das prioridades da cidade e do seu equipamento público. “Pretendemos executar um forte trabalho nesta área, promovendo a conscientização da população e mostrando que acessibilidade não é um favor para pessoas com deficiência. É uma lei e precisa ser cumprida, em benefício de toda a sociedade”, disse.

“Acessibilidade não são somente barreiras. O deficiente não precisa de piedade, precisa de respeito para ter mais dignidade”, acrescentou o secretário Reginaldo Cordeiro.

Para o secretário Carlos Roberto Massa Junior, o País ainda se encontra em uma fase embrionária nas questões de acessibilidade. “Esta é uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento das cidades, debater caminhos e promover a conscientização, em especial junto aos gestores públicos”, comentou. “Ainda é perceptível uma falta de conhecimento técnico sobre o assunto e o CREA-PR tem cumprido esse importante papel orientativo”, encerrou, informando aos presentes que em abril será lançado um programa de calçadas no Paraná, com investimento de cerca de R$ 14 milhões para colocar calçadas em 60 municípios abaixo de cinco mil habitantes.

Ainda em 2013, o Fórum Paranaense de Acessibilidade promoverá reuniões nas oito regionais do CREA-PR e está agendada a realização da segunda edição do Seminário Internacional de Acessibilidade do Conselho, realizado em 2011.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba). Foto: Leandro Taques