Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/03/regional-guarapuava-do-crea-pr-recebera-forum-paranaense-de-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Regional Guarapuava do CREA-PR receberá Fórum Paranaense de Acessibilidade

27 de março de 2013, às 14h42 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

altLançado oficialmente no último dia 20, o Fórum Paranaense de Acessibilidade terá reuniões nas regionais do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). Guarapuava já tem data marcada: 18 de setembro. O encontro deve mobilizar instituições e sociedade civil na discussão do tema.

“O principal objetivo é conscientizar a população e profissionais para a importância de projetar edificações que sejam acessíveis para toda a população”, destaca o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim. “E falar em acessibilidade não é restringir a discussão às pessoas com deficiência, mas se referir também a idosos, gestantes, mães com carrinhos de bebês”, acrescenta.

Em todo o Brasil, 46,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física, o que representa 23,9% da população. Outros 14 milhões de brasileiros (7,3%) são idosos. O grupo de gestantes e crianças com até três anos de idade responde por 11,2 milhões de habitantes (5,8%). Juntos, esses três grupos formam 70,8 milhões de pessoas ou 37,1% da nação.

Em Guarapuava, só o grupo com algum tipo de deficiência motora por si constitui parcela significativa da população. De 167.328 guarapuavanos, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11.355 possuem diferentes graus de dificuldade de locomoção (6,7%). Quando se amplia para outros tipos de deficiência – visual, auditiva -, a população sobe para 36.229 pessoas (21,6%). Idosos são 15.881 (9,5%).

“A lei que regulamenta a atividade dos engenheiros e dos agrônomos fala que nossas profissões têm como objetivo a defesa dos interesses humanos e sociais. E é com esse espírito que damos atenção especial à questão da acessibilidade, que envolve não apenas pessoas com deficiência, mas trata de mobilidade e cidadania, temas de interesse de toda a sociedade”, disse o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, durante o lançamento.

A iniciativa de promover o Fórum Paranaense de Acessibilidade é do CREA-PR. Contudo, a meta é envolver diversos segmentos da sociedade – poder público, associações de classe, ONG’s, universidades e sindicatos – na conscientização sobre a importância da implantação plena da acessibilidade. Além de Guarapuava, cuja Regional abrange 40 municípios, o fórum promoverá reuniões em mais 7 regiões do Paraná.

O Fórum de Acessibilidade foi instituído pelo CREA-PR em 2006, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. “Agora, queremos expandir sua atuação para todo o Paraná, fomentando a importância do papel do profissional na busca por melhorias das condições das cidades, de forma a garantir o seu uso democrático por todos”, resume o coordenador do Fórum, engenheiro civil Antônio Borges dos Reis.

De 4 a 6 de agosto, Curitiba sediará a segunda edição do Seminário Internacional de Acessibilidade, também promovido pelo CREA-PR.

A população com mobilidade reduzida nas inspetorias da Regional:

Guarapuava

População: 167.328 habitantes

Com pelo menos uma deficiência investigada: 36.229 pessoas (21,6%)

Idosos: 15.881 (9,5%)

Irati

População: 56.207 habitantes

Com pelo menos uma deficiência investigada: 13.910 pessoas (24,7%)

Idosos: 6.515 pessoas (11,6%)

Laranjeiras do Sul

População: 30.777 habitantes

Com pelo menos uma deficiência investigada: 8.231 pessoas (26,7%)