Acessibilidade em debate em Foz do Iguaçu
9 de julho de 2013, às 19h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Seminário Internacional acontece de 4 a 6 de agosto com foco na tecnologia e novas formas de inclusão.
Estão abertas as inscrições para 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) de 4 a 6 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas e Resort. Segundo o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, o evento é uma oportunidade para os profissionais do Sistema Confea/CREA conhecer as últimas tecnologias no assunto e debater novas formas de inclusão. “Atualmente a legislação brasileira estabelece uma série de normas de acessibilidade, que não se limitam a construir rampas de acesso para cadeiras de rodas ou banheiros adaptados. Nosso objetivo é conscientizar todos os envolvidos da importância da acessibilidade no cotidiano dos cidadãos. Permitir que pessoas com deficiências ou com restrição de mobilidade possam ter acesso ao uso de produtos, serviços ou acesso a informação com a mesma facilidade de qualquer pessoa”, ressalta Krüger.
O evento é coordenado pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis, Assessor de Acessibilidade do CREA-PR. “Neste ano, além da segunda edição do Seminário Internacional, realizamos ações nas principais cidades do Paraná. Por meio do Fórum Paranaense de Acessibilidade, já realizado em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Antonina, entre outras, unimos poder público, associações de classe, ONG’s e universidades, para realizar uma grande discussão em todo o Paraná. E, acima de tudo, conscientizamos as pessoas, empresas e instituições públicas para termos um País verdadeiramente acessível”, ressalta.
Na programação do evento, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre “Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD)”, pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os “Direitos às Pessoas com Autismo”, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a “Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência” e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da “Acessibilidade para Idosos”.
O seminário terá palestra sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros.
As inscrições para o 2º Seminário de Acessibilidade são gratuitas e podem ser feitas pelo site do CREA-PR em: www.crea-pr.org.br. O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do CREAs e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi).
Comentários
Nenhum comentário.