Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/07/governanca-cooperativa-empossa-os-novos-inspetores-em-cascavel/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h16.

Governança Cooperativa empossa os novos inspetores em Cascavel

5 de julho de 2013, às 16h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

governanca siteEngenheiros e agrônomos do CREA-PR da região Oeste participaram quinta-feira (04), em Cascavel, da Governança Cooperativa, que contou com extensa programação baseada na reunião do Colégio de Inspetores, do CDER (Colégio de Entidades de Classe), da Comissão Acadêmica Regional e a Plenária dos Colegiados. As atividades realizadas na sede do CREA-PR em Cascavel tiveram também a presença do superintendente do Conselho, engenheiro agrônomo Celso Ritter. A reunião do CDER teve como local a sede da AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), cuja presidência é ocupada pela engenheira civil Suzely Soares, que também responde pelo CDER.
A reunião do Colégio de Inspetores foi marcada pela palestra Estrutura e função da Governança Cooperativa e do Colégio de Inspetores, proferida pelo superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Ritter.
Em seguida, o facilitador do Defis (Departamento de Fiscalização) do Sudoeste, engenheiro agrônomo Victor Ramos, apresentou a estrutura de funcionamento do departamento e os temas Fiscalização: características e funcionamento e O Inspetor e a fiscalização – interação e participação.
A Plenária dos Colegiados teve início às 20h, envolvendo conselheiros titulares e suplentes, inspetores, coordenadores de cursos e adeptos aos profissionais do Sistema Confea/Crea, além de entidades de classe e acadêmicos.
A Plenária também contou com a entrega dos certificados de serviços meritórios aos inspetores em fim de mandato e a assinatura do termo de posse dos novos inspetores recém-eleitos para o mandato de julho de 2013 a dezembro de 2014.
Entre os novos inspetores, estava o engenheiro mecânico Eduardo Moura, de Foz do Iguaçu. O mandato na inspetoria não é novidade para ele, que já exerceu o cargo em outras ocasiões. Segundo Moura, a novidade nesse novo momento é a proposta de regionalização das inspetorias e também a entrada do facilitador, situações que proporcionam respostas mais imediatas e estreitam a relação com a sociedade. “O inspetor tem um papel fundamental, pois representa a figura do CREA-PR na sociedade e amplia a representatividade do Sistema, além de se tornar a voz do Conselho nas demandas da comunidade”.
O gerente regional do CREA-PR, engenheiro civil Geraldo Canci, fez uma análise positiva do encontro notabilizado pela participação de profissionais de vários municípios da região.

CDER
O encontro do CDER, realizado na sede da AEAC, teve a entrega dos certificados aos coordenadores titular e adjunto de 2012, além de detalhes sobre a reunião regional com o Corpo de Bombeiros, o Seminário Internacional de Acessibilidade, dias 4 e 6 de agosto em Foz e por fim o Encontro Paranaense de Entidades de classe, previsto para novembro. Ambos os eventos vão ocorrer em Foz do Iguaçu.

Vandré Dubiela (Regional Cascavel)

governanca CDER

governanca site3