Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/07/londrina-sedia-etapa-regional-do-forum-paranaense-de-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h22.

Londrina sedia etapa regional do Fórum Paranaense de Acessibilidade

5 de julho de 2013, às 15h11 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na próxima quarta-feira, dia 10 de julho, às 19h, acontece no auditório da PUC em Londrina a etapa regional do Fórum Paranaense de Acessibilidade, que é preparatória para o Seminário Internacional de Acessibilidade, a ser realizado dias 4 e 5 de agosto em Foz do Iguaçu.

Promovido pelo CREA-PR, o evento de Londrina vai debater a realidade local no que se refere à acessibilidade. “Sem dúvida, há muito o que melhorar e a realização do Fórum é uma oportunidade singular para se pensar e promover as adequações necessárias nas mais diversas frentes”, defende o gerente regional do CREA, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki,

O Fórum pretende abordar os principais temas envolvendo a acessibilidade, como: legislação, normas, calçadas, arborização, novas tecnologias, inclusão e no ambiente de trabalho.

A programação inclui palestra, às 20h, com o coordenador do Comitê de Acessibilidade do CREA-PR, Sergio Yamawaki, sobre “Inovações Tecnológicas para Acessibilidade”. O engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras, Sandro Nóbrega, abordará em seguida, às 20h30, o tema “Acessibilidade em Londrina”. Para as 21h está previsto um debate, encerrando o evento. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.crea.pr-org.br.

Cultura da acessibilidade

O objetivo do Fórum Paranaense de Acessibilidade é disseminar a cultura da acessibilidade, trabalhando em conjunto com instituições que se preocupam com o tema a fim de realizar uma grande discussão em todo o Estado.

Neste cenário, é preciso entender que a acessibilidade vai muito além de apenas construir rampas de acesso para cadeiras de rodas ou banheiros adaptados, mas trata-se de um conjunto de intervenções. “O que o CREA-PR pretende com o Fórum é unir poder público, associações de classe, ONG’s, universidades sindicatos e outros para realizar uma grande discussão. E, acima de tudo, conscientizar as pessoas, empresas e instituições públicas para termos um País verdadeiramente acessível”, ressalta Tsuzuki.

Por Cristina Luchini/Regional Londrina