Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/03/crea-pr-da-inicio-as-atividades-do-3%cb%9a-seminario-internacional-de-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h16.

CREA-PR dá início às atividades do 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade

27 de março de 2014, às 18h15 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (27) a programação do 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade (SIA) do CREA-PR, promovido até sexta-feira no auditório Gralha Azul do campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na solenidade de abertura, o presidente do Conselho, engenheiro civil e Joel Krüger, explicou aos presentes que a realização do seminário faz um coroamento na série de ações desenvolvidas pelo CREA-PR tendo como foco a acessibilidade. “Cito como exemplo as mais de 30 edições do Fórum de Acessibilidade promovidas entre 2013 e 2014, coordenadas pelo engenheiro civil Antonio Borges dos Reis; o nosso Programa de Acessibilidade, que procura adequar a nossa infraestrutura às necessidades e obrigações legais, como o atendimento a surdos para profissionais e sociedade oferecido pelo Conselho”, enumerou. “Estamos promovendo uma ampla e permanente discussão com nossos profissionais, a fim de mostrar que a acessibilidade não é uma obrigação, muito menos apenas um compromisso para cumprir uma lei federal. Trata-se da vida e da dignidade de pessoas, é desta forma que temos que encarar a questão e é neste sentido que atuam nossos 70 mil profissionais do Sistema”.

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet prestigiou a solenidade e destacou o privilégio da cidade em sediar este evento. “Esta é uma semana dedicada a uma série de ações para comemorar os 321 anos do município e também para que destaquemos a nossa agenda, nosso desafio e responsabilidade no pensar a cidade no médio e longo prazo”, comentou.

Segundo ele, neste contexto de planejamento, é preciso definir o que se deseja para o futuro da capital paranaense. “Vislumbramos aqui a ‘bomba relógio’ do ônibus, um sistema inviabilizado sob o aspecto do financiamento, a lógica insustentável do carro e seu setor que possui brutal poder de pressão, que age com agressividade quando falamos em plano de calçadas, cicloviário ou de áreas de baixa velocidade”, comentou. “É preciso entender que vivenciamos atualmente um sistema que não se sustenta, por isso devemos repactuar nossa relação com a sociedade e com as instituições, para que cada um entenda seu papel, sua forma de ação e trace seus objetivos”.

“O CREA-PR é um exemplo a ser seguido. Em Santa Catarina também desenvolvemos ações visando a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social, tendo na tecnologia a inovação aplicada ao desenvolvimento de ações”, disse o presidente do CREA-SC, engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, Curitiba tem se mostrado mais uma vez à frente, comprometida com a qualidade de vida de todos. “Já evoluímos muito, mas ainda há muito trabalho pela frente. É preciso colocar como prioritário um assunto como a acessibilidade, que diz respeito ao cotidiano de todas as pessoas, não apenas aquelas com deficiência”, explanou.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, divulgou a criação na casa de uma Comissão Permanente de Acessibilidade. “Este fato salienta nossa vontade inequívoca de fazer algo pela cidade e colaborar com os esforços de instituições como o CREA-PR”, disse. Durante a abertura do Seminário, foi assinado um convênio entre os CREAs PR e SC e a Câmara Municipal, a fim de estabelecer condições de mútua cooperação entre estas entidades e a casa (foto). O foco do termo é a reedição da cartilha “Acessibilidade-Cartilha de Orientação/Implementação do Decreto 5.296/2004”, elaborada pelo conselho catarinense; bem como promover a interação entre os partícipes para viabilizar a discussão, definição de ações e implantação de iniciativas na área de acessibilidade, buscando ampliar os meios para que a população de Curitiba tenha garantido seu direito à plena mobilidade e ao acesso universal.

“Considero este evento não somente importante para Curitiba, mas com desdobramentos universais. A inserção das pessoas com deficiência é muito importante e o trabalho que CREA-PR vem fazendo e liderando no Paraná é lento, porém seguro, para assegurar um mundo melhor e a inclusão a todos”, resumiu a coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheira civil Célia Rosa.

A mesa de abertura foi composta ainda pelo coordenador do curso de Odontologia da UFPR, professor Vitorio Bonacin Filho, representando a instituição de ensino.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba). Fotos: Felipe Pasqualini