CREA-PR promove em Curitiba nesta semana 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade
24 de março de 2014, às 14h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O CREA-PR promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), a partir das 9h, no Auditório Gralha Azul do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Jardim Botânico, em Curitiba, o 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade, em parceria com a instituição de ensino e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Após duas bem sucedidas edições realizadas em Foz do Iguaçu, em 2011 e 2013, neste ano o evento traz como tema principal Acessibilidade–Uma responsabilidade profissional e a expectativa de reunir mais de 500 pessoas para debater o assunto.
“O CREA-PR está intrinsicamente ligado ao tema em virtude da inserção cotidiana da acessibilidade na atividade de nossos profissionais, seja na elaboração dos projetos arquitetônicos e de edificação, nos equipamentos mecânicos e elétricos e na arborização urbana, entre outros”, comenta o presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger. “Estas discussões servem como norteador no sentido de firmar o posicionamento da Engenharia paranaense sobre o assunto e o que precisamos para aprimorar a acessibilidade em nossas ações profissionais”, acrescenta.
“Creio que está havendo uma conscientização maior das autoridades sobre a importância do tema acessibilidade. O CREA-PR vem alertando prefeitos e vereadores sobre a necessidade de alocar recursos orçamentários para obras de acessibilidade e a contratação de engenheiros em seus quadros próprios”, diz o assessor de acessibilidade do CREA-PR e membro da comissão organizadora do seminário, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis. “A maioria dos obstáculos construtivos existentes nas cidades não podem ser quebrados em apenas uma gestão, por isso a importância da reunião de todos para o debate com foco no planejamento e organização de recursos”, completa.
Integram a programação do Seminário palestras proferidas pelo secretário Reginaldo Cordeiro (O Legado da Copa para a Acessibilidade), por Teresa Costa D’Amaral, do Instituto Brasileiro da Pessoa com Deficiência (Direitos da PcD), pelo engenheiro florestal Antonio José de Araujo (Árvores na Paisagem Urbana e Acessibilidade), por Michele de Souza, do Instituto Sabrina Belon (Tecnologias Sociais) e pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina que abordará o STJ e o direito das PcD.
O programa do Seminário permitirá o acesso a duas vertentes do tema acessibilidade: o primeiro são as inovações tecnológicas, voltadas principalmente aos profissionais e gestores que trabalham com a questão. O segundo é a necessidade e urgência da inclusão social intrínseca às diferenças, ponto que proporcionará uma percepção sobre as limitações das PcD e dos indivíduos como um todo e mostrará a importância de preparar as cidades para abraçar todos os cidadãos.
Também serão promovidas oficinas técnicas sobre Acessibilidade na educação, Acessibilidade nas edificações e Acessibilidade e Sustentabilidade, além dos paineis Inovações tecnológicas e Convivendo com as Diferenças.
As inscrições para o 3˚ Seminário Internacional de Acessibilidade são gratuitas e ainda podem ser efetuadas pelo site do CREA-PR, no link http://creaweb.crea-pr.org.br/webtemp/cnp_partic/seminario_acessibilidade.aspx
Comentários
Nenhum comentário.