Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/07/parabens-aos-engenheiros-sanitaristas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Parabéns aos Engenheiros Sanitaristas

13 de julho de 2014, às 13h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O dia 13 de julho celebra o Dia do Engenheiro Sanitarista. Seu patrono é o sanitarista Francisco Saturnino de Brito (1864 – 1929), profissional que, por muitos anos, dedicou-se à pesquisa no setor. Seu invento mais conhecido, que colaborou imensamente para a evolução da engenharia sanitária, foi o tanque fluxível, utilizado no Brasil e em toda a Europa no séc. XX, e só abandonado na década de 70, quando foi substituído pelo cálculo das redes de esgoto baseado na tensão tratativa.

O engenheiro sanitarista é o profissional que atua na concepção e execução de projetos como captação, tratamento e distribuição de água; gestão, coleta e tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos; coleta e tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais; operação de sistemas de tratamento de águas de efluentes; avaliação de impactos ambientais; planejamento de recursos hídricos; manejo de bacias hidrográficas; drenagem urbana e rural; educação ambiental e controle de qualidade ambiental.