Presidente do CREA-PR debate acessibilidade na Smart Curitiba
4 de dezembro de 2014, às 13h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, participou ontem (3) da Semana Municipal de Acessibilidade Arquitetônica para Técnicos de Curitiba (Smart Curitiba). O evento faz parte da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (1º a 5) realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, no Centro de Educação Permanente do Parque Barigui.
Krüger foi um dos palestrantes da mesa redonda “Arquitetos e Engenheiros: o dia a dia de trabalho do CAU/PR e do CREA-PR”, mediada pela arquiteta e urbanista Adriana Romeiro de Almeida Prado e que contou com a participação do Conselheiro do CAU/BR, arquiteto Manoel de Oliveira Filho.
Em sua fala, o presidente do CREA-PR destacou as principais ações do Conselho voltadas à acessibilidade. Ele destacou as ações de fiscalização em obras e serviços para verificação dos dispositivos de acessibilidade, os eventos promovidos pelo Conselho como o Fórum Permanente de Acessibilidade e o Seminário Internacional de Acessibilidade e as adaptações realizadas nas inspetorias e regionais para deixar o CREA-PR completamente acessível. “Nosso Programa de Acessibilidade busca inserir as questões afetas à acessibilidade em todas as instâncias do Conselho além conscientizar os profissionais e toda a sociedade civil sobre a importância do desenvolvimento de tecnologias e ao atendimento às normas vigentes que se referem à acessibilidade”, destacou.
O conselheiro do CREA-PR, engenheiro civil e de segurança do trabalho, Roberto Luis Fonseca de Freitas e a funcionária do DEFIS, engenheira ambiental Mariana Maranhão estão acompanhando todo o seminário. Para Maranhão o evento tem proporcionado “uma ótima oportunidade para entender algumas questões afetas a acessibilidade”.
A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, elogiou o trabalho realizado pelo CREA-PR em prol da acessibilidade. “Parabenizo o presidente Joel Krüger e toda sua equipe de conselheiros, diretores, inspetores e funcionários que ajudam a disseminar por todo o Estado a importância de tornar os espaços cada vez mais acessíveis”.
Sobre o Smart Curitiba
Segundo a secretária, a Smart Curitiba tem o objetivo de difundir para profissionais da engenharia e arquitetura conhecimentos teóricos e as experiências práticas importantes para a construção de uma cidade acessível e humana. “Humana porque já é hora de colocarmos definitivamente a Acessibilidade na agenda dos Direitos Humanos. Acessibilidade não é favor, não é capricho, não é secundária. Acessibilidade é uma ferramenta garantida por lei e que sem a qual boa parte da população não pode exercer a sua cidadania, com autonomia, independência e igualdade de oportunidades. Então o Smart pretende preparar profissionais para construir com a gente a sociedade inclusiva que queremos“, disse Mirella.
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Data: de 2 a 5 de dezembro
Horário: 8h30 às 12h e 14h às 17h
Local: Salão de Atos do Centro de Educação Permanente do Parque Barigui
Informações: Coordenação de Relações Intersetoriais da SEDPcD, no telefone: 3363-5236.
Smart Curitiba
Data: 1 a 5 de dezembro
Local: Centro de Educação do Parque Barigui
Conselheiro Roberto Freitas, Mariana Maranhão, Mirella Prosdocimo e Presidente Joel Krüger
Comentários
Nenhum comentário.