Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2016/06/crea-pr-realiza-4o-seminario-internacional-de-acessibilidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Crea-PR realiza 4º Seminário Internacional de Acessibilidade

28 de junho de 2016, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com o objetivo de ampliar o debate sobre acessibilidade e reforçar a importância de ações transformadoras em benefício da sociedade, o Crea-PR realiza nos dias 29 e 30 de junho, na Sede do Instituto de Engenharia do Paraná em Curitiba, o 4º Seminário Internacional de Acessibilidade. O evento deve reunir 400 profissionais de todo o país e quem não puder comparecer pode acompanhar o evento pelo site do Crea-PR que transmitirá ao vivo todo o seminário.

O 4ª SIA reunirá representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, prefeituras, instituições de ensino e da pastoral da Pessoa Idosa, representada arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo que fará a palestra de abertura do evento.

“Será um enorme prazer apresentar os problemas de acessibilidade que os idosos sofrem para as pessoas que tem o dom de solucioná-los, como é o caso dos engenheiros”, destacou Peruzzo que também exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger destaca a qualidade da programação do evento e do trabalho realizado pela Comissão de Acessibilidade do Crea-PR. “O Crea-PR está diretamente ligado ao tema em virtude do trabalho de nossos profissionais, que buscam tornam o país mais acessível, seja na elaboração projetos arquitetônicos e de edificação, nos equipamentos mecânicos e elétricos e na arborização urbana, entre outros”, destaca Krüger.

O presidente da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, engenheiro mecânico Sérgio Yamawaki destaca que é necessário disseminar os conhecimentos referentes ao tema. “É necessário primeiro mobilizar gestores públicos, estudantes, instituições de ensino, associações e profissionais da engenharia nacional. Desta forma, podemos disseminar este conhecimento e desenvolver projetos inclusivos para as edificações, calçadas, vias públicas, parques, praças e tornar as cidades mais acessíveis”, destaca.

Sujeita a alterações sem aviso prévio.

29/06

8h Abertura
Presidente do CREA-PR
Engenheiro Civil Joel Krüger
8h30 às 9h30 Palestra Magna
Arcebispo Metropolitano de Curitiba
Presidente Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB
Dom José Antônio Peruzzo
9h30 às 10h Intervalo coffee break
10h às 12h Mesa Redonda ACESSIBILIDADE PÚBLICA
20 min João Estevão Silveira Filho
Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo. Projeto Cidade Mais Acessível
20 min Dra. Rosana Beraldi Bevervanço
Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiencia, Ministério Público do Estado do Paraná
20 min Deputada Federal Eng. Civil Leandre Dal Ponte
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados
12h Intervalo para almoço
14h Mesa Redonda TECNOLOGIAS INCLUSIVAS
20 min – Projeto PAW óculos inteligente para deficientes visuais Washington Carvalho da Silva
Diretor de Inclusão Social & Gerente de Serviços de Acessibilidade da AnnuitWalk Accessibilities – AWA
20 min – OISS – Organização Ibero-americana de Seguridade Social – Representante no Brasil Representante no BrasilMédico Baldur Schubert
20 min – Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNRTA-MCTI) Tecnologias em desenvolvimento Roque Cruz CNRTA
15h às 16h Debates
16h às 17h Vivência e coffee break
17h às 18h Tecnologias Assistivas na América Latina – Conquistas e Desafios Diego Antonio Beltramome – Engenheiro Eletricista-Eletrônico – Universidade Nacional de Córdoba – Argentina
18h Encerramento

30/06

9h às 9h40 Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNRTA-MCTI) Norma Internacional de Acessibilidade.Cadastro de Tecnologias Assistivas na OMS / SUS / MEC Roque Cruz CNRTA
9h40 às 10h Intervalo coffee break
10h às 12h Mesa Redonda – ACESSIBILIDADE URBANA
20 min – UFPR – Arborização Urbana Engenheira Florestal Daniela Biondi Batista
20 min – Prefeitura de Maringá – Diretoria de Mobilidade Urbana – SEPLAN – Secretaria de Planejamento Urbano Engenheiro Civil Mauro Menegazzo Pereira da Silva
20 min – Palestra – Acessibilidade em Socorro – SP – Diretor de Departamento de Turismo da Prefeitura de Socorro Acácio José Zavanella
11h30 às 12h Debates
12h Encerramento – 2ª Vice-Presidente Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa

4º Seminário Nacional de Acessibilidade
29 e 30 de junho
Promoção: Crea-PR
Local: Instituto de Engenharia do Paraná – Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro – Curitiba-PR.
Mais informações e inscrições: www.crea-pr.org.br