Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2016/12/novo-site-do-crea-pr/>.
Acesso em 11/08/2024 às 04h33.

Novo site do Crea-PR

15 de dezembro de 2016, às 6h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No mês em que se comemora o Dia do Engenheiro, o Crea-PR apresenta uma novidade: um novo site, com uma identidade visual moderna e organização de conteúdo por áreas. Além disso, tem acessibilidade para pessoas com deficiência e é responsivo, ou seja, o conteúdo se adapta ao dispositivo de onde é acessado, como aparelhos celulares ou tablets.

O desenvolvimento do site segue o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), garantindo que as informações estejam acessíveis a pessoas com deficiência, permitindo a leitura sem o uso do mouse ou teclado ou mesmo sem monitor (por meio de tecnologia assistida com artefatos ou softwares específicos).

O conteúdo foi revisado e distribuído em categorias seguindo um padrão intuitivamente reconhecível pelos usuários internos e externos. Para este desenvolvimento foi aplicada a Cartilha de Usabilidade (parte do Projeto Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG) e de conceitos de arquitetura da informação. Além disso, houve a preocupação em codificar um site que garanta ótima experiência e padronização de manutenção posterior. Assim, a forma de escrever as linguagens de marcação e programação seguem as diretrizes da Cartilha de Codificação (também presente no e-PWG) e os padrões de boas práticas de desenvolvimento web recomendados pelo W3C (World Wide Web Consortium, comunidade internacional de desenvolvimento de padrões web).

Conteúdo

Dividido em categorias, o conteúdo se apresenta de forma organizada em um único menu:

• Na área Institucional é possível acessar informações sobre o Crea-PR como estrutura, regimento Interno, Legislação, Projetos de Lei, Convênios e eleições.
  • Na área Profissional estão informações de interesse de todos os profissionais com serviços e área restrita, formulários, Sistema de Ensino à Distância (EAD), anuidade, Câmara de Mediação e Arbitragem, consulta a instituições de ensino e cursos cadastrados, Portal de Apoio ao Profissional do Serviço Público e Prêmio Destaque Profissional.
  • Na área Empresa, as informações relevantes para os empreendimentos registrados no Crea como serviços e área restrita, formulários, Sistema EAD, anuidade e Câmara de Mediação e Arbitragem.
  • Na área Sociedade, informações gerais para estudantes, Sistema EAD, bolsas de empregos e estágios, consultas públicas, catálogo de profissionais, laudos, sistema de informações geográfias e o ‘Fale da Gente pra Gente’, que avalia a satisfação de profissionais, empresas e leigos com relação aos serviços e à atuação do Crea-PR.
  • Na área Entidades de Classe é possível acessar serviços e área restrita, Sistema EAD, entidades registradas, registro, informações sobre o Encontro Parananense de Entidades de Classe e Prêmios Crea da Qualidade e Destaque Profissional.
  • Na área Instituições de Ensino estão os serviços, Sistema EAD, Portal da Educação e informações sobre Fórum de Docentes e Prêmio Destaque Profissional.
  • Na área Fiscalização é possível acessar o conteúdo sobre a Fiscalização do Crea-PR.
  • Na área Comunicação é possível acessar as Publicações do Crea-PR, cursos e eventos, datas comemorativas e as notícias.

Todas as mudanças visam a melhoria do acesso às informações e serviços para todos que utilizam o site do Crea-PR.