Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/08/24o-forum-de-docentes-inicia-para-debater-o-ensino-nos-cursos-das-areas-do-sistema-confeacrea/>.
Acesso em 21/12/2024 às 12h51.

24º Fórum de Docentes inicia para debater o ensino nos cursos das áreas do sistema Confea/Crea

24 de agosto de 2017, às 16h28 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Na manhã desta quinta (24) foi realizada a abertura do 24º Fórum de Docentes, na Faculdade de Pato Branco – Fadep.

O presidente em exercício do Crea-PR, engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, agradeceu à Fadep por sediar o evento e destacou a importância do encontro: “este Fórum é de grande importância para o debate do ensino das engenharias e da agronomia em nosso estado”, diz. Ele citou também o lançamento da 6ª edição da Revista Técnico-científica do Crea-PR, onde estão publicados os trabalhos selecionados dentre os inscritos para o Prêmio Melhores TCCs. Além da publicação na Revista, esses trabalhos estão expostos em banners no evento, e os seis melhores apresentados pelos autores.

O presidente em exercício falou ainda da questão da falta de apoio às pesquisas no Brasil, “pois é da universidade que saem os avanços tecnológicos, mas o país está mudando, acredito que para melhor, e os jovens com novas ideias certamente os jovens farão e terão um país melhor, com um ensino à altura do que precisamos”, declara Nilson.

O coordenador do curso de engenharia civil da Faculdade Mater Dei, engenheiro civil Vitor Ivan Pretto Guerra, se diz feliz “por receber em nossa cidade um evento que pode definir os rumos da educação das engenharias e agronomia no país, pois estamos em um momento de futuro incerto nas faculdades e é importante que nesses dois dias estaremos trabalhando pensando no futuro da educação desses cursos, definindo os caminhos da educação no Paraná”.

A professora doutora engenheira civil Elizangela Marcelo Siliprandi, representante da UTFPR Campus Pato Branco, parabeniza os responsáveis pelo Fórum e afirma: “sabemos da responsabilidade das instituições de ensino, pois não formamos somente profissionais, mas sim cidadãos, e nesse momento difícil do país é importante ensinar com ética, honestidade, responsabilidade social, e este evento vai contribuir para a formação dos nossos profissionais”.

A coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-PR, conselheira engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, que coordena este Fórum, explica que é um “evento realizado pelo Crea-PR em parceria com as instituições de ensino, que fortalecer esse relacionamento”. Desde 2014 o Fórum de Docentes passou a ser realizado nas próprias instituições, “tornando-se um ambiente de compartilhamento e difusão de conhecimento e das melhores práticas”, diz. Gabriela destaca que os temas na programação desta edição foram definidos com base nos temas atuais da engenharia e da agronomia e pelas sugestões das edições anteriores, atendendo as demandas dos docentes.

Para o secretário municipal de Agricultura de Pato Branco, engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, “é um desafio fazer essa interação do Crea com as instituições de ensino, e a educação e o sistema Confea/Crea devem existir para colocar em primeiro lugar o cidadão, pensando em soluções e benefícios para toda a sociedade, e precisamos de todas as instituições de ensino ligadas nisso”, declara.

O prefeito de Pato Branco, engenheiro agrônomo Augustinho Zucchi deu as boas vindas a todos e parabenizou pelo evento. Após a cerimônia de abertura, ele foi responsável por ministrar a palestra magna do Fórum.

O diretor geral da Fadep, professor Eliseu Miguel Bertelli, destaca a “importância da realização desse evento para todas as profissões do sistema Confea/Crea, com o debate de temas muito relevantes como o processo de ensino e aprendizagem, a necessidade constante de capacitação para acompanhar a evolução e as mudanças nas faculdades, com as mudanças que ocorrem a todo momento, e o Fórum de Docentes tem essa característica”. Para ele, é muito bom “o Crea-PR oportunizar esse momento de pratica pedagógica que contribui para o ensino das engenharias e agronomias no Paraná, uma oportunidade de troca de experiências, informação e análise do que está sendo feito, além da apresentação dos trabalhos”. O diretor apresentou também a instituição, seus cursos e a estrutura.

Estava ainda presente na abertura do evento diretor financeiro da Mútua Caixa de Assistência, engenheiro de pesca Luiz de Souza Viana, que afirma estar orgulhoso em apoiar este evento.

O presidente em exercício Nilson entregou uma a placa ao diretor geral da Fadep, professor Eliseu, representando todas as instituições de ensino participantes e como agradecimento pela recepção e disposição de local para a realização do 24º Fórum de Docentes, encerrando a cerimônia de abertura.

Acesse aqui todas as informações sobre a programação.

Acesse aqui todas as fotos do primeiro dia de evento.

(Débora Pereira – ACS Crea-PR)