Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/12/dia-1112-nunca-fomos-tao-necessarios/>.
Acesso em 11/08/2024 às 00h22.

Dia 11/12; Nunca fomos tão necessários

11 de dezembro de 2018, às 0h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dia 11/12; Nunca fomos tão necessários

“É dos Engenheiros que o mundo precisa para evitar a destruição da biodiversidade, a catástrofe climática e o alastramento da pobreza”. A frase do economista americano e professor da Universidade da Columbia (EUA), Jeffrey Sachs, em entrevista concedida à Folha de São Paulo, retrata a importância da profissão para o futuro do mundo.

Até 2030, a Engenharia é a profissão que mais estará atrelada ao alcance das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por quê? Porque os objetivos da ONU permeiam praticamente todos os segmentos da nossa sociedade e o engenheiro é o profissional que tem as habilidades necessárias para atuar nas mais diferentes frentes. Afinal, estamos falando de mais de 100 títulos distintos que podem, sem sombra de dúvidas, atender aos anseios de transformação citados pelo economista que envolvem; as fontes de energia (acabando com o uso de petróleo e carvão), o uso da terra (produzindo alimentos sem destruir a biodiversidade, esgotar ou poluir as fontes de água e solo), as cidades (preparando-se para receber bilhões de novos moradores), os serviços públicos (fornecendo saúde e educação de qualidade para todas as pessoas), e as sociedades (treinando e educando as pessoas para que se adaptem a um mundo de profunda mudança e inovação tecnológica).

No Crea-PR contamos atualmente com 83.106 Engenheiros com registro ativo. Em 2010, éramos 55.358. Estamos crescendo anualmente uma média de 5,5%. Este crescimento é reflexo de um entendimento social de que precisamos de profissionais para planejar nosso futuro e realizar ações para a melhoria da nossa sociedade.  A Engenharia é uma profissão que desenvolve esse olhar para o planejamento e execução de ações, objetivando as efetivas transformações.

Nunca fomos tão necessários na economia, na saúde, no transporte, na agricultura, na segurança, na infraestrutura, na educação, inovando, criando e transformando o planeta para uma vida melhor.

Cientes dessa necessidade, temos buscado incentivar cada vez mais ações de valorização profissional em parcerias com órgãos públicos ou por meio das atividades realizadas pelas Entidades de Classe.

Neste ano realizamos importantes eventos e, juntamente com as Entidades, via Editais de Chamamento, destinamos cerca de cinco milhões para cursos, palestras, congressos e a publicação de revistas técnico-científicas, impactando mais de 20.000 profissionais e estudantes relacionados ao nosso Sistema Profissional.

O Estado do Paraná é referência em praticamente todas as modalidades da Engenharia. Temos uma das infraestruturas urbanas mais admiradas, uma gestão energética das mais respeitadas, concentramos um expressivo percentual das grandes empresas de mecânica e metalúrgica, somos campeões de produtividade e qualidade na agricultura, nos destacamos em indústrias químicas e de transformação, bem como na extração e beneficiamento de minérios.

Como diz nossa campanha deste ano, nós Engenheiros somos a força motora da gestão nacional e regional, a estratégia aliada à inteligência, que garante qualidade de vida! Somos quem transforma o mundo para melhor.

Feliz 11 de dezembro. Parabéns Engenheiros!

Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira

Presidente do Crea-PR

Acompanhe abaixo o vídeo feito pelo Crea-PR em dedicatória aos Engenheiros do Sistema Confea/Crea:

Assista o vídeo comemorativo:

Assista o vídeo com legenda: