Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/02/crea-pr-realiza-reunioes-preparatorias-para-o-10o-congresso-estadual-de-profissionais/>.
Acesso em 11/08/2024 às 02h25.

Crea-PR realiza Reuniões Preparatórias para o 10º Congresso Estadual de Profissionais

18 de fevereiro de 2019, às 14h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.

“O Congresso de Profissionais segue a mesma metodologia adotada desde o início da minha gestão, primeiro ouvir todas as partes que formam o Sistema Confea/Crea, para posteriormente planejar as ações”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. O conselheiro do Crea-PR e coordenador do CEP, Eng. Civ. Samir Jorge, conta que “historicamente temos propostas que chamam a atenção, como as questões sobre o EAD, agrotóxicos, segurança do trabalho, prevenção contra incêndio, debates sobre a ART, entre outras. Esses são assuntos que tendem a dominar as discussões e entendemos que eles estarão novamente em pauta neste ano”, diz.

#pratodosverem Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha participa da RPI Curitiba
Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha participa da RPI Curitiba

Reuniões Preparatórias de Inspetorias (RPIs)

No Paraná, as RPIs estão acontecendo em todas as Inspetorias do Crea-PR, desde o dia 11 de fevereiro, estendendo-se até 21 de março de 2019. Nas RPIs os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea têm a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões, por meio de formulário eletrônico disponível em seu acesso restrito no sistema do Crea-PR. As propostas aprovadas nessa primeira etapa são pautadas para a próxima fase, a Reunião Preparatória Regional. O profissional que não tiver disponibilidade para participar da RPI também pode registrar sua sugestão no acesso restrito, porém a presença na reunião é muito importante para que tenha a oportunidade de debater com os demais profissionais a sua sugestão.

#pratodosverem RPI Laranjeiras do Sul

Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas RPIs, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.

#pratodosverem RPI CianorteRPI Cianorte reuniu profissionais que debateram importantes assuntos para o Sistema Profissional

Reuniões Preparatórias Regionais (RPRs)

As RPRs serão realizadas nas oito Regionais do Crea-PR – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa – no período de 20 de março a 10 de abril de 2019. As propostas aprovadas nessa etapa são apresentadas no Congresso Estadual de Profissionais. Assim como na primeira etapa, nesta também é possível que o profissional registre sua sugestão pelo acesso restrito, mesmo que não possa estar presente na reunião.

Da mesma forma que nas RPIs, nestas reuniões são eleitos os delegados para representar cada região na etapa estadual.

CEP – Congresso Estadual de Profissionais

O 10º CEP acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto  de 2019. Nessa etapa ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas RPIs e RPRs. As propostas aprovadas no CEP seguem então para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais.

CNP – Congresso Nacional de Profissionais

É a quarta e última etapa, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, do Confea.

Calendário

Acesse aqui o calendário de todas as reuniões de Inspetorias e Regionais e demais informações.

Inscrições

Poderão inscrever-se no 10º CEP, com direito a voz e voto, os profissionais registrados ou com registros vistados no Crea-PR, em dia com a anuidade de 2018 e que não tenham infração ao código de ética profissional nos últimos 5 (cinco) anos da data de abertura do CEP.

As inscrições para as Reuniões Preparatórias de Inspetorias podem ser realizadas clicando aqui ou na entrada de cada evento (ver calendário).

As inscrições para o 10º CEP estarão abertas de 1º a 30 de julho clicando aqui. No local do evento ficarão abertas até as 9h30 do dia 1º de agosto de 2019.