Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/07/10o-congresso-estadual-de-profissionais-esta-com-inscricoes-abertas/>.
Acesso em 11/08/2024 às 02h26.

10º Congresso Estadual de Profissionais está com inscrições abertas

8 de julho de 2019, às 14h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.

Tema central e Eixos

Este ano o Congresso Estadual de Profissionais comemora sua décima edição e tem como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. As propostas de mudanças contemplam os eixos definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 10º Congresso Nacional de Profissionais. São eles:

1. Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
  2. Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
  3. Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
  4. Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;
  5. Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Etapas

Os primeiros debates foram realizados em eventos sucessivos que ocorreram em todas as Inspetorias e Regionais do Crea-PR, de fevereiro a maio. Nestes encontros, após o debate, foram aprovadas as propostas para serem levadas ao Congresso Estadual, e eleitos os delegados que representarão cada Inspetoria e Regional no evento.

CEP – Congresso Estadual de Profissionais

O 10º CEP acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto de 2019. Nessa etapa ocorre a aprovação do Regimento e depois apresentação, debate e aprovação das propostas que vieram das preparatórias. As propostas aprovadas no CEP seguem então para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, do Confea.

Inscrições

Poderão inscrever-se no 10º CEP, com direito a voz e voto, os profissionais registrados ou com registros vistados no Crea-PR, em dia com a anuidade de 2018 e que não tenham infração ao Código de Ética profissional nos últimos 5 (cinco) anos da data de abertura do CEP.

No momento da inscrição o participante deverá escolher um Grupo de Sistematização e Priorização das Propostas para participar no 10º CEP. Consulte aqui os Cadernos de Propostas por Grupos antes de fazer sua inscrição.

O participante que for autor de proposta deve preferencialmente participar do Grupo de Sistematização relacionado à sua proposta. Consulte a lista de propostas por grupo para saber em qual deles está sua proposta. Os demais profissionais podem escolher os seus Grupos pelo tema.

As inscrições para o 10º CEP estão abertas até o dia 30 de julho clicando aqui. No local do evento ficarão abertas até as 9h30 do dia 1º de agosto de 2019.