Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/09/representatividade-feminina-em-peso-para-o-congresso-nacional-de-profissionais/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Representatividade feminina paranaense no CNP é a maior de todos os anos

19 de setembro de 2019, às 17h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O 10° Congresso Nacional de Profissionais – CNP – que começa nesta quinta-feira (20), em Palmas/TO, contará com a maior participação feminina paranaense da história e a maior entre os Creas do Brasil! As nove Engenheiras eleitas durante o CEP do Paraná terão o importante papel de defender, junto a outros 11 delegados, as propostas e expectativas do Paraná de melhorias para o Sistema Confea/Crea.

O Conselho conta delegadas com e sem mandato, diferenciação essa que existe para dar oportunidades a profissionais que têm, ou não, um cargo de conselheiro(a), inspetor(a), coordenador(a), de representarem o Crea-PR. Confira o nome de nossas representantes:

Com mandato

Sem mandato

Eng. Agr. Paula Carolina de Mattos Eng. Amb. Vanessa Tres
Eng. Civ. Celia Neto Pereira da Rosa Eng. Civ. Keila Regina Uezi
Eng. Civ. Karlize Posanske da Silva Eng. Civ. Edna Possan
Eng. Seg. Trab. Elizandra Gonçalves Taques Sartori Eng. Civ. Adernanda Paula dos Santos
Eng. Amb. Luiza Scarpim

“Participar do CEP é sempre uma honra para mim, pois é momento que podemos sugerir mudanças em nosso Sistema Profissional, entendendo que depende de cada um de nós essa mudança. Já participei de outros Congressos Nacionais e vejo que estamos num momento muito bom para buscarmos as tão esperadas mudanças em nosso Sistema, e a representatividade feminina terá um papel fundamental neste novo momento que temos dentro do Sistema Confea/Crea”, comenta a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, Eng. Civ. Célia da Rosa, a delegada com mandato mais votada, com 138 votos.

Propostas

Duas delegadas tiveram suas propostas do CEP aprovadas para o CNP: as Engenheiras Karlize Posanske da Silva e Keila Regina Uezi. Para a Eng. Civ. Karlize, profissional que teve a proposta mais votada no Congresso, essa é a oportunidade de expor suas ideias para o Brasil. “Acreditava que minha proposta era uma realidade regional, mais percebi pela grande repercussão que teve na apresentação do CEP, que é uma realidade Estadual. Espero que seja também Nacional e que seja eleita para ser trabalhada no próximo ano”, comenta.

Keila espera uma análise minuciosa por parte dos votantes, para que a melhor proposta tenha segmento. “É minha primeira participação como delegada. Espero que a análise das propostas propicie ampla discussão de pontos de vista e que sejam selecionadas propostas que trarão mudanças efetivas no dia a dia dos profissionais que representamos em nossas Entidades”, pontua.

Representatividade

O CEP e o CNP são momentos únicos para gerar uma troca de experiências e debater o futuro das profissões no país, de forma democrática. “No CEP-PR todas as candidatas a delegadas (com e sem mandato) foram eleitas, e nas melhores posições de votação. Isso mostra que nós mulheres estamos assumindo nosso papel efetivo na sociedade: participação igualitária nos processos decisórios”, comemora a Eng. Civ. Edna Possam.

Quando perguntada sobre sua candidatura a delegada, a Eng. Amb. Vanessa Tres, a mais jovem entre as delegadas, comenta que não esperava, mas foi tomada pelo sentimento de mudar o Sistema. “Quando cheguei no Congresso, os demais Engenheiros Ambientais que estavam presentes me incentivaram a participar. Então, conversando com eles, percebi a importância de me candidatar para representar o Crea-PR no 10º CNP, para o aumento da representatividade feminina e de jovens profissionais no grupo de delegados. Este é o primeiro CNP que participo, e estou com grandes expectativas para o evento. Se o CEP foi um evento de grande importância para mim, tenho certeza que o CNP também será, onde poderei estar em conjunto com os demais delegados do Paraná e de outros estados na busca pela melhoria do Sistema Confea/Crea, e, consequentemente, melhorias para todos os profissionais registrados no Sistema”, comenta.

Para a Engenheira Elizandra Sartori, mesmo já tendo participado de dois CEPs, a ansiedade está a mil. “Participei de dois Congressos Estaduais e só tive resultados positivos. Em meu primeiro CEP, vim representando uma Associação, já no segundo, participei do evento na coordenação, foi um marco! Tenho grandes expectativas para o CNP 2019, será incrível”, finaliza Elisandra.

O 10° CNP tem sua abertura marcada para às 18 horas de hoje, 19/09.