Representatividade feminina paranaense no CNP é a maior de todos os anos
19 de setembro de 2019, às 17h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O 10° Congresso Nacional de Profissionais – CNP – que começa nesta quinta-feira (20), em Palmas/TO, contará com a maior participação feminina paranaense da história e a maior entre os Creas do Brasil! As nove Engenheiras eleitas durante o CEP do Paraná terão o importante papel de defender, junto a outros 11 delegados, as propostas e expectativas do Paraná de melhorias para o Sistema Confea/Crea.
O Conselho conta delegadas com e sem mandato, diferenciação essa que existe para dar oportunidades a profissionais que têm, ou não, um cargo de conselheiro(a), inspetor(a), coordenador(a), de representarem o Crea-PR. Confira o nome de nossas representantes:
Com mandato |
Sem mandato |
Eng. Agr. Paula Carolina de Mattos | Eng. Amb. Vanessa Tres |
Eng. Civ. Celia Neto Pereira da Rosa | Eng. Civ. Keila Regina Uezi |
Eng. Civ. Karlize Posanske da Silva | Eng. Civ. Edna Possan |
Eng. Seg. Trab. Elizandra Gonçalves Taques Sartori | Eng. Civ. Adernanda Paula dos Santos |
Eng. Amb. Luiza Scarpim |
“Participar do CEP é sempre uma honra para mim, pois é momento que podemos sugerir mudanças em nosso Sistema Profissional, entendendo que depende de cada um de nós essa mudança. Já participei de outros Congressos Nacionais e vejo que estamos num momento muito bom para buscarmos as tão esperadas mudanças em nosso Sistema, e a representatividade feminina terá um papel fundamental neste novo momento que temos dentro do Sistema Confea/Crea”, comenta a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, Eng. Civ. Célia da Rosa, a delegada com mandato mais votada, com 138 votos.
Propostas
Duas delegadas tiveram suas propostas do CEP aprovadas para o CNP: as Engenheiras Karlize Posanske da Silva e Keila Regina Uezi. Para a Eng. Civ. Karlize, profissional que teve a proposta mais votada no Congresso, essa é a oportunidade de expor suas ideias para o Brasil. “Acreditava que minha proposta era uma realidade regional, mais percebi pela grande repercussão que teve na apresentação do CEP, que é uma realidade Estadual. Espero que seja também Nacional e que seja eleita para ser trabalhada no próximo ano”, comenta.
Keila espera uma análise minuciosa por parte dos votantes, para que a melhor proposta tenha segmento. “É minha primeira participação como delegada. Espero que a análise das propostas propicie ampla discussão de pontos de vista e que sejam selecionadas propostas que trarão mudanças efetivas no dia a dia dos profissionais que representamos em nossas Entidades”, pontua.
Representatividade
O CEP e o CNP são momentos únicos para gerar uma troca de experiências e debater o futuro das profissões no país, de forma democrática. “No CEP-PR todas as candidatas a delegadas (com e sem mandato) foram eleitas, e nas melhores posições de votação. Isso mostra que nós mulheres estamos assumindo nosso papel efetivo na sociedade: participação igualitária nos processos decisórios”, comemora a Eng. Civ. Edna Possam.
Quando perguntada sobre sua candidatura a delegada, a Eng. Amb. Vanessa Tres, a mais jovem entre as delegadas, comenta que não esperava, mas foi tomada pelo sentimento de mudar o Sistema. “Quando cheguei no Congresso, os demais Engenheiros Ambientais que estavam presentes me incentivaram a participar. Então, conversando com eles, percebi a importância de me candidatar para representar o Crea-PR no 10º CNP, para o aumento da representatividade feminina e de jovens profissionais no grupo de delegados. Este é o primeiro CNP que participo, e estou com grandes expectativas para o evento. Se o CEP foi um evento de grande importância para mim, tenho certeza que o CNP também será, onde poderei estar em conjunto com os demais delegados do Paraná e de outros estados na busca pela melhoria do Sistema Confea/Crea, e, consequentemente, melhorias para todos os profissionais registrados no Sistema”, comenta.
Para a Engenheira Elizandra Sartori, mesmo já tendo participado de dois CEPs, a ansiedade está a mil. “Participei de dois Congressos Estaduais e só tive resultados positivos. Em meu primeiro CEP, vim representando uma Associação, já no segundo, participei do evento na coordenação, foi um marco! Tenho grandes expectativas para o CNP 2019, será incrível”, finaliza Elisandra.
O 10° CNP tem sua abertura marcada para às 18 horas de hoje, 19/09.
Comentários
Nenhum comentário.