Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/10/crea-pr-e-seti-mantem-parceria-em-projetos-na-area-de-educacao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Crea-PR e SETI mantém parceria em projetos na área de educação

11 de outubro de 2019, às 10h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última quarta (09), o superintendente da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI-PR), Prof. Dr. Aldo Nelson Bona, esteve no Crea-PR para falar de projetos em parceria com o Crea-PR e especialmente para convidar o presidente do Conselho, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, para participar como palestrante do Simpósio Nacional de Metodologias Ativas, que já está ocorrendo na modalidade a distancia, e terá sua etapa presencial em Curitiba em novembro. Conforme descreve o presidente Ricardo, “está ocorrendo uma intensa parceria entre a SETI e o Crea-PR, estamos com diversos projetos em planejamento e é uma honra participar deste evento representando o Conselho”.

Os projetos em parceria são resultado do Termo de Cooperação entre as instituições, assinado durante o Fórum de Docentes e Discentes, em agosto, que propõe a realização de atividades em parceria entre o Crea-PR e a SETI.

Durante a reunião desta semana, esteve em pauta a participação do Crea-PR no debate sobre a nova Lei de Inovações do Estado do Paraná, que está sendo finalizada pela SETI e deve tramitar em breve na Assembleia Legislativa. Esta Lei estabelece medidas de incentivo à inovação, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. O projeto também tem o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, estabelecer cooperação entre os setores público e privado, fomento para a inovação e para o desenvolvimento econômico-social.

Foram discutidas também algumas outras parcerias, entre elas a sugestão da SETI da realização de um evento entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e a Ordem dos Engenheiros de Portugal, no Paraná, para debater a questão da formação profissional na Europa de acordo com o Tratado de Bolonha e a questão do exercício profissional. O Tratado de Bolonha foi firmado em junho de 1999 na cidade italiana de Bologna, firmado entre os ministros da educação de 29 países europeus com o objetivo de fortalecer e fomentar a educação superior na Europa. A ideia do Tratado é garantir a liberdade competitiva e abertura do ensino superior, facilitando o translado de estudantes, professores e pesquisadores. O objetivo é tornar as universidades mais unificadas e assim priorizar uma concorrência equilibrada e justa aos profissionais e estudantes que entram no mercado de trabalho.

Ainda na oportunidade da reunião, foi comentado sobre o planejamento de um Simpósio sobre as Novas Diretrizes Curriculares das Engenharias, que deve ocorrer em parceria entre o Crea-PR e a SETI, no primeiro semestre de 2020, em todas as Regionais do Conselho.

Estavam presentes na reunião, além do presidente Ricardo Rocha e do superintendente Aldo Bona, o assessor parlamentar da presidência do Crea, Engenheiro Civil Euclésio Manuel Finatti, o assessor da SETI, Geógrafo Marcos Aurélio Pelegrina, e o coordenador da SETI, Paulo renato Parreira.