Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/11/45o-epec-inicia-reconhecendo-o-trabalho-de-profissionais-e-empresas/>.
Acesso em 22/12/2024 às 06h26.

45º EPEC inicia reconhecendo o trabalho de profissionais e empresas

6 de novembro de 2019, às 22h59 - Tempo de leitura aproximado: 11 minutos

Começou nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu o 45º Encontro Paranaense de Entidades de Classe realizado pelo Crea-PR, com a temática ‘Inovação e Gestão nas Entidades de Classe’.  Em paralelo ao evento que segue até sexta-feira, 08, acontecem também o 28º Seminário Estadual de Inspetores e o 12° Prêmio Crea-PR da Qualidade nas Organizações Profissionais – PCQ. “Esta é uma noite muito significativa na história do nosso Crea, pois são 45 anos de um evento que tem se tornado um marco entre as ações que realizamos, dentro de um ano no qual comemoramos 85 anos de existência. Nestas décadas, o trabalho do Conselho e das Associações sempre foi muito próximo e ambos se apoiaram na busca efetiva de uma sociedade mais segura, ética e justa”, disse o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, destacando o comprometimento dos membros das Associações na realização de ações realizadas via os termos de fomento disponibilizados pelo Crea, que permitiram a realização de 490 atividades entre  cursos, palestras, revistas entre outras.

A Cerimônia de Láurea ao Mérito abriu o evento homenageando sete profissionais e três empresas que, por meio de suas atuações, se tornaram referência para nosso Sistema Profissional e contribuíram para o desenvolvimento do país. “Em 85 anos o Crea-PR já teve a honra de reconhecer o trabalho de duzentos profissionais, realizando também a Menção Honrosa para pessoa jurídica desde 2017. São centenas de vezes agradecendo, com muito orgulho, os paranaenses que contribuíram para a história das Engenharias, Agronomia e Geociências em nosso Estado”, enfatizou Ricardo Rocha.

Na mesa de abertura do evento estiveram o presidente Crea-PR Ricardo Rocha de Oliveira, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Engenheiro Civil Joel Krüguer; o superintendente  Executivo do PARANACIDADE e presidente de gestão anterior do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini Junior; o conselheiro e Coordenador Estadual do Colégio de Entidades de Classe do Paraná – Geógrafo Danilo Giampietro Serrano, a coordenadora do Colégio Estadual de Inspetores, Engenheira Civil Maria Estela Montini Domingues, a coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino, Engenheira Civil Adriana Regina Tozi, a conselheira e coordenadora do Comitê Mulheres, Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santo, o diretor de Benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua, Engenheiro Civil Jorge Silveira e o conselheiro e chanceler da Comissão do Mérito, Engenheiro Civil Cassio José Ribas Macedo.

Veja aqui o álbum de fotos da Cerimônia de Abertura do 45º EPEC e 28º Fórum de Inspetores.

Os profissionais e empresas homenageados foram indicados pelas Câmaras Especializadas do Crea Paraná e receberam a Medalha do Mérito, inscrição no Livro do Mérito (in memoriam) e Menção Honrosa.

O Engenheiro Civil Marcos José Tozi (um dos homenageados) fez um discurso emocionado em nome de todos os indicados listados abaixo:

Empresas homenageadas com a Menção Honrosa

Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário – APEPA, representada pelo presidente Engenheiro Agrônomo Daniel Roberto Galafassi.

Fundada em setembro de 1976, a Associação atua na defesa dos interesses dos associados junto a entidades públicas ou privadas, colabora com as entidades públicas no planejamento e execução da política agrária, presta serviços de assessoria, assistência técnica e representação a dos associados, que permitam a orientação ou melhoria do nível dos serviços prestados pelas associadas à sociedade. A Associação também tem intensas atividades realizando treinamentos, encontros e reuniões técnicas e participando de eventos na área de planejamento agropecuário.

Plaenge Empreendimentos Limitada, representada pelo diretor, Engenheiro Civil Evaldo Florindo Medina Fabian

Um dos mais tradicionais grupos de Engenharia do país, a Plaenge, fundada em 1970 em Londrina, já entregou mais de quatro milhões e cem mil metros quadrados em construções, atuando inclusive no Chile, onde já construiu 20 empreendimentos. A empresa tem como foco a entrega de produtos inovadores de qualidade superior. Também participa de forma positiva na sociedade, mantendo parcerias com diversas entidades de ação social. Sua filosofia de trabalho é pautada na ética, priorizando a honestidade e o respeito como princípios básicos. A Plaenge foi reconhecida pelo Jornal Valor Econômico como a ‘Maior Construtora do Sul do Brasil’ e a ‘Melhor Construtora do Sul do Brasil’.

Romagnole Produtos Elétricos, representada pelo diretor Comercial Nacional Ricardo Bomfin Segura

Empresa fabricante de equipamentos e componentes do setor Elétrico, fundada em 1962, está no mercado há mais de 57 anos fornecendo qualidade, segurança e inovação. Trabalha na produção de transformadores de distribuição e industriais, artefatos de concreto, ferragens eletrotécnicas, cabines metálicas, painéis elétricos, entre muitos outros produtos. A Romagnole é uma empresa amiga da natureza, da cultura e do meio ambiente e já conquistou diversos prêmios com seus projetos. Em 2015 foram seis prêmios, entre eles o de Responsabilidade Social pelo Hospital Erasto Gaertner. Em 2016 foram cinco prêmios, entre eles o Fornecedor Elektro de Sustentabilidade. Em 2017 e 2018 foram sete, entre eles o de empresa amiga da cultura, pelo Instituto Cultural Ingá.

Representantes para o Livro do Mérito – in memoriam

Representando o Engenheiro Civil – Mário De Mari, seu filho, Engenheiro Civil Mário De Mari Júnior.

Ainda estudante de Engenharia Civil, Mário de Mari assumiu o cargo de ‘ajudante de Engenheiro’ da Divisão de Pavimentação da Prefeitura Municipal de Curitiba. Completou a graduação em 1946 e logo assumiu o cargo de Engenheiro Municipal, iniciando estudos sobre o planejamento da cidade de Curitiba, nas questões de sistemas viários, zoneamento, transporte público, pavimentação, entre outras. Em 1947 fundou a empresa Técnica e Industrial De Mari, mais tarde chamada de Técnica De Mari. Pioneira na indústria da construção civil foi a primeira a utilizar guindastes na construção de grandes edifícios, a implantar central de ferro pronto para as estruturas metálicas e tapumes com escritórios de obras e ambulatórios integrados, utilizados pelos trabalhadores e familiares. Anos depois a empresa passou a atender construções industriais, entre elas a Philip Morris, Cargill, Brahma, Siemens e Leão Júnior. Mário presidiu a empresa por mais de 40 anos, mantendo 17 engenheiros e de 1500 a 2000 trabalhadores. A empresa contribuiu para a verticalização de Curitiba, responsável pela construção de edificações que perpetuam o nome do engenheiro Mário de Mari pela cidade, como o Comendador e o Eldorado, construídos na década de 1950.

Representando a Engenheira de Alimentos – Katielle Rosalva Voncik Córdova, o senhor Marcel Tulio Córdova e seus filhos Maria Luiza Córdova e João Pedro Córdova

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Katielle era Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. Com vasta experiência na área, atuava principalmente com tecnologia de bebidas, fermentações, análise sensorial, química de alimentos e pós-colheita de frutas e hortaliças. Katielle foi gerente industrial da Tuca Bairros Indústria de Bebidas, diretora de pesquisa da Unicentro e professora nesta instituição por 12 anos. Sua carreira como professora e pesquisadora resultou em 23 artigos completos em periódicos científicos, orientação de 24 trabalhos de conclusão de curso e 37 de iniciação científica, e a publicação de dois livros. Katielle marcou a vida de professores, amigos e alunos, com os quais estabelecia vínculos que transpassavam as atividades de docência. Foi a professora mais homenageada do curso de engenharia de alimentos pelos alunos nas formaturas, mostrando que seus ensinamentos permanecerão na memória dos engenheiros de alimentos formados na Unicentro.

Medalha do Mérito

Da Câmara Especializada de Agronomia do Crea Paraná, o homenageado é o Engenheiro Agrônomo Daniel Perotto.

O Engenheiro Agrônomo foi professor nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e do Paraná e atuou por 41 anos como pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, nas áreas de Melhoramento Animal, coordenação de pesquisa e Programa Bovinos. Como pesquisador ele propôs, desenvolveu e gerenciou a equipe no projeto da formação e viabilidade da raça bovina Purunã, genuinamente paranaense, até conseguir sua homologação depois de 40 anos, com registro no MAPA como uma raça bovina brasileira. A raça tem características especiais para gado de corte, o que a torna importante para os pecuaristas paranaenses e brasileiros.

Da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea Paraná, o homenageado é Engenheiro Civil Marcos José Tozi.

Graduado em Matemática pela Universidade Católica do Paraná e em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, o profissional tem sua vida dedicada à engenharia, tanto na área de ensino e pesquisa como na atuação da engenharia, participando de projetos de grandes obras nacionais, como por exemplo da Usina Reduzida de Itaipu. Marcos José tem mestrado em engenharia civil pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos e doutorado na área pela Universidade de São Paulo. Publicou 120 artigos nas áreas de engenharia civil e educação em engenharia, além de um livro e participação e organização em diversos outros. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia e membro da Associação Brasileira de Engenheiros Civis e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Marcos foi engenheiro da Companhia Paranaense de Energia, atuando também na área de pesquisa, professor da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Maringá, e diretor acadêmico do Centro Universitário Positivo, além de muitas outras atividades dedicadas à engenharia.

Da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea Paraná, o homenageado é Engenheiro Eletricista Fábio Antonio Filipini.

O Engenheiro Eletricista é graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestre em Energia e Ciências Térmicas pela Universidade Federal do Paraná. Proprietário da Graphus Energia, empresa eu está desde 1991 no mercado, ele é profissional com certificado de Medição e Verificação. O engenheiro foi professor do curso de Especialização em Eficiência Energética na Universidade Tecnológica do Paraná. Fábio vem realizando um trabalho importante na área de eficiência energética, através de projetos de redução de perdas em instalações elétricas, treinamento em cursos de especialização e edição de livros. Hoje tem dois livros publicados: Eficiência Energética e Energia e Sustentabilidade.

Da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea Paraná, a homenageada é a Engenheira Metalurgista Ana Sofia Climaco Monteiro de Oliveira.

De origem portuguesa, Ana Sofia é formada em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, e realizou doutorado na área na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná desde 1994 e também como pesquisadora visitante em Universidades de Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Na Federal do Paraná é responsável pelo Laboratório de Manufatura Aditiva e Engenharia de Superfícies, e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, coordenando diversos grupos de pesquisa, além já de ter sido coordenadora de dois Programas de Pós-graduação. Atuou na formação direta de mais de 130 alunos de graduação, orientou mais de 60 trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, tem mais de 300 publicações científicas e tecnológicas, quatro patentes, seis capítulos de livro e quatro materiais didáticos. Ana Sofia foi também diretora fundadora Associação Brasileira de Metalurgia e Mineração – Seção Paraná.

Da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas do Crea Paraná, o homenageado é o Geólogo José Otávio Cardoso Consoni.

O Geólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro tem especialização em Exploração e Valorização de Recursos Minerais pela Escola Nacional Superior de Geologia Aplicada e de Prospecção Mineral de Nancy, na França, e especialização em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná. Ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira atuando no estado do Paraná, tem um trabalho de destaque na prospecção mineral, mapeamento geológico, fiscalização ambiental e na administração de unidades de conservação no litoral paranaense. Trabalhou na Nuclebras, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, Ibama e atualmente está no Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade. O geólogo José Otávio sempre foi atuante em entidades científicas, como por exemplo o Núcleo do Paraná da Sociedade Brasileira de Geologia, e entidades profissionais, como a Associação Profissional dos Geólogos do Paraná, onde ocupou cargos na diretoria por diversas gestões.

 

Acesse aqui o álbum de fotos da Cerimônia do Mérito.

PCQ

O Prêmio Destaque Profissional 2019 que também acontece durante o EPEC, homenageará 23 profissionais de diversas regiões do Estado que tiveram atuações diferenciadas, eleitos por mais de 400 profissionais nas categorias Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque.

Inspetores

O vigésimo oitavo Fórum de Inspetores, que tem como objetivo reunir os Inspetores do Crea-PR para debates técnicos que visam a melhoria das ações de fiscalização do Crea-PR, acontece anualmente em paralelo ao EPEC com a finalidade de orientar e promover a troca de ideias entre os profissionais.

 

 

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *