Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/11/cecon-chega-a-100a-reuniao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

CECON chega a 100ª reunião

13 de novembro de 2019, às 13h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No último mês, foi realizada na sede do Conselho paranaense a 100ª reunião do Comitê Empresarial da Construção – CECON – do Crea-PR.  O encontro contou com a participação do presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira; o coord. do Comitê e Presidente da Ferroeste, André Gonçalves; o vice-presidente da CBIC, José Eugenio Gizzi; o vice-presidente do Sicipot, Enio Cunha Jr; o presidente da APEOP, José Angelo Turra; o vice-presidente do Sinduscon/Oeste, José Luiz Parzianello; o vice-presidente de obras públicas do Sinduscon/PR, Carlos Cade; o diretor Executivo do Sinduscon/PR, João Guido Campêlo; o diretor do Sinduscon/Noroeste, Alvaro Pereira da Silva; o presidente da ABENC Nacional, Eng. Civ. Francisco José Ladaga; e os representante do Crea-PR, assessor Parlamentar e Empresarial do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Manoel Finatti; assessora da Presidência do Crea-PR, Eng. Civ. Vivian Baêta de Faria, e o facilitador do Departamento de Assessorias Técnicas – DAT – do Crea-PR, Geo. Paulo Sartor.

O Comitê Empresarial da Construção tem por objetivo aproximar o Conselho e a classe empresarial da construção civil para debater, trocar informações e propor soluções para assuntos de interesse comum, relacionados às atividades das empresas e profissionais que atuam na área. A ideia do Comitê nasceu na gestão do presidente Luis Antônio Rossafa (1999-2005), e foi colocada em, prática durante a gestão do Eng. Agr. Álvaro Cabrini, (2006-2011) “Esse grupo foi criado com o intuito de estreitar o relacionamento entre os empresários e o Conselho. Queríamos agilizar o encaminhamento das demandas deles que já haviam passado pelas Câmaras. A partir daí, nós começamos a desenvolver uma relação de proximidade e o Crea passou a ser um forte interlocutor do setor produtivo com o setor público, o que era uma grande necessidade dos empresários”, explica Cabrini.

Neste centésimo encontro, os profissionais discutiram sobre as tramitações de leis no Congresso, a diminuição de burocracia no registro de empresas, CBIC, parcerias entre Crea, sindicato e TCE, Agenda Parlamentar, discussões sobre resoluções e diversos outros temas. “Esse Comitê, há muitos anos, era uma demanda do setor da construção civil. Eles viam o Crea como um mero cobrador de tarifas e fiscalizador, por nunca se sentir parte do Sistema. Eu sempre tive uma boa ligação com os setores rural, industrial e urbano. A meu pedido, o presidente Rossafa criou o grupo em sua ultima plenária (em 2005), para que já em janeiro, assim que eu assumisse, já pudéssemos começar essas reuniões e dar início a um dos projetos da minha campanha, que era envolver o setor construção civil nas decisões do Crea”, pontua Cabrini.

Ao final da reunião, o presidente em exercício do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha comentou sobre o número expressivo de encontros que o Comitê alcançou. “É gratificante acompanhar a centésima reunião do CECON durante a minha gestão. Essa interlocução tem trazido excelentes resultados para o setor da construção civil. Vida longa ao CECON”, destacou Ricardo Rocha.