Crea-PR, Associação dos Engenheiros e Arquitetos e prefeitura de Cascavel assinam convênio do programa Casa Fácil
29 de novembro de 2019, às 11h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 9 horas, em cerimônia no gabinete do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, acontece a assinatura do convênio Casa Fácil, entre Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel e o Município de Cascavel.
O programa Casa Fácil foi criado pelo Crea-PR em 1989 e estabelece uma parceria com as Entidades de Classe e Prefeituras Municipais para a construção de moradias populares com até 70 (setenta) metros quadrados. Poderão ser beneficiadas pelo Programa famílias com renda limitada a 3 salários mínimos.
Através de uma ação de Engenharia Pública, é garantido acompanhamento técnico para o acesso à moradia digna, segura, econômica e com toda a documentação legal, compreendendo alvará, projetos, Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), orçamento e certificado de conclusão.
A execução da obra conta também com orientação de um profissional, garantindo melhor qualidade e economia à construção. Com os documentos em mãos, o proprietário poderá registrar a residência no Cartório de Registro de Imóveis de sua região, garantindo a regularidade da posse do imóvel para todos os efeitos legais.
Em mais de 20 anos, o Programa Casa Fácil já atendeu mais de 160 mil famílias com a construção de mais de 9 milhões de metros quadrados no Paraná.
O gerente Regional do Crea-PR em Cascavel, Geraldo Canci, diz que o programa vai beneficiar centenas de famílias de baixa renda em Cascavel em um trabalho de parceria entre as Entidades de Classe e o poder público municipal. “A Associação dos Engenheiros e Arquitetos vai fornecer os projetos, a prefeitura ficará responsável pela parte de documentação, análise de projeto, aprovação e alvarás gratuitos, e o Crea-PR fica responsável pela parte de redução de taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs). Assim famílias de baixa renda terão condições de construir suas moradias com baixo custo”, explica Canci.
Boa Noite.
Gostaria de saber mais sobre o programa, e se possível, construir uma casa em Cascavél
att
Paulo Sergio Zerneri
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Bom dia, Paulo. Tudo bem?
O profissional pode participar através da indicação da Associação que realizou o convênio com o município (neste caso a AEAC), para que possa anotar as ARTs do projeto. Como se trata de uma parceia com a Entidade de Classe, somente ela tem o direito de indicar da forma que seus regramentos internos estabelecerem.
Para quem quiser acessar o serviço (pessoas de baixa renda), ela deve procurar a Entidade de Classe e apresentar documentação que comprove a baixa renda familiar. Normalmente há um processo de triagem onde são aprovados. Em alguns casos, as Entidades direcionam ao serviço social do município que faz esta triagem antes do atendimento na associação.