Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/11/ii-semana-de-etica-mobiliza-profissionais-e-estudantes-em-todas-as-regionais/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h28.

II Semana de Ética mobiliza profissionais e estudantes em todas as Regionais

22 de novembro de 2019, às 17h49 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Nesta semana, de 18 a 22, o Crea-PR, por meio da Comissão de Ética Profissional, realizou a II Semana de Ética Profissional, com programação realizada em Curitiba no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), e nas oito Regionais do Conselho. Os eventos foram de intensa discussão sobre diversos aspectos do Código de Ética e a prática profissional, além de esclarecimentos a respeito da aplicação da legislação, com a participação de profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, no evento da 2ª Semana de Ética em na Regional Ponta Grossa, que aconteceu na sede da AEAPG

Para o presidente do CREA-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o Crea-PR “busca a ética todos os dias, seja nas fiscalizações que realiza, ou nos serviços que oferece. Discutir este assunto por meio da nossa Comissão de Ética e nestes eventos faz parte da nossa missão de valorizar as profissões e seu exercício ético. Além disso, um dos objetivos do planejamento estratégico é combater o exercício ilegal e não ético da profissão, então mais do que coibir ações antiéticas, queremos trabalhar em prol de uma cultura profissional de excelência onde a ética esteja intrínseca”, enfatiza.

Engenheiro Eletricista André da Silva Gomes, coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR

O coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR, conselheiro Engenheiro Eletricista André da Silva Gomes, afirmou que “com calma e paciência vamos vencendo um a um os obstáculos que a ética têm para se estabelecer no nosso país e no nosso Sistema Profissional, e desta forma vamos construindo um profissional melhor, de excelência”. Para ele, “a ética tem que estar dentro de cada um e quando externada ela faz parte da coletividade, é como um pacto do nosso Sistema, pois quando recebemos o nosso registro já somos signatários destas normas”.

📰 Veja aqui a notícia completa da programação que iniciou a Semana em Curitiba.

Nas Regionais do Crea-PR (Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa), os eventos foram realizados em parceria com entidades de classe e instituições de ensino, unindo acadêmicos e profissionais para o debate.

📸 Confira aqui o álbum com as fotos de todos os eventos.

Processos éticos no Paraná

O Crea-PR, através da Comissão de Ética Profissional (CEP), contabilizou, até outubro deste ano, 485 processos de ética. Deste total, 189 estão na CEP, e os demais seguem em outras instâncias, podendo ou não haver recursos por parte do denunciante ou denunciado. O presidente Ricardo Rocha explica que “o Crea-PR trabalha também de forma orientativa e estes eventos tiveram o propósito de levar o tema para profissionais, mas também para os acadêmicos, contribuindo com a formação profissional deles”. Para Rocha, “é preciso se pautar na conduta honesta, digna e trabalhar como agente consciente”.

Dos processos éticos recebidos neste ano pela CEP, 114 são provenientes da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), o que representa 60% do total; 37 são da Câmara de Agronomia (CEA); e 14 da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE). Os demais estão em análise em outras Câmaras.

Conforme coordenador da CEP, “a Comissão tem por finalidade a apreciação das infrações ao Código de Ética das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea”, diz André Gomes. Hoje, em todo o Estado, são 75 mil profissionais atuando nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Somente em 2018, foram mais de 27 mil fiscalizações, com a atuação de 62 fiscais, uma média de duas fiscalizações por dia útil. Em Maringá foram cinco mil fiscalizações, seguida de Curitiba, com 4,2 mil, Londrina (quatro mil), Cascavel (3,6 mil), Apucarana (2,8 mil), Guarapuava (2,7 mil), Ponta Grossa (2,3 mil) e Pato Branco (2,1 mil).

“A CEP atende a uma Resolução do Confea e é um órgão auxiliar das Câmaras Especializadas, constituída de acordo com o Regimento do Crea. Atualmente conta com 25 membros conselheiros e equipe operacional de três colaboradores”, explica o coordenador da Comissão. Conforme ele, o processo ético passa por três etapas. A Câmara Especializada é responsável pelo juízo de admissibilidade da denúncia; a Comissão de Ética Profissional instrui o processo e emite relatório fundamentado; e, por fim, a Câmara Especializada profere o julgamento e aplica a penalidade no caso de procedência da denúncia. Dentre as penalidades estão a advertência reservada, censura pública, multa, suspensão temporária do exercício profissional e cancelamento do registro.

O gerente regional do Crea-PR em Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, ressalta que todo processo de ética profissional é tratado de forma reservada pelo Conselho, sem que o denunciado seja exposto aos demais profissionais, com exceção do caso de censura pública. “A II Semana de Ética Profissional foi um evento que permitiu debater mais sobre o tema e a responsabilidade que os futuros profissionais precisam ter perante a sociedade”, comenta.