Manhã do EPEC debate infraestrutura do Estado
7 de novembro de 2019, às 15h41 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Na manhã desta quinta-feira (07) a programação do 45º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e do 28º Fórum de Inspetores iniciou com a apresentação sobre a Câmara de Mediação e Arbitragem com o mediador Engenheiro Eletricista Claude Frank Lowenthal. Durante a palestra, o Engenheiro falou dos principais aspectos da mediação, “uma forma de resolver conflitos, em que uma terceira pessoa, o mediador, atua como facilitador da interação e do diálogo entre as partes”. Para ele, nesta forma de trabalho as pessoas envolvidas são conduzidas a uma maior compreensão das respectivas posições e interesses. A mediação ocorre de forma privada, sigilosa e rápida, sem a interferência do mediador no mérito do litígio, já que ele deve ser imparcial e neutro, e tem o objetivo de encontrar a melhor solução para a situação. “Este método necessita de boa fé, boa vontade e cooperação das pessoas envolvidas, visto que a solução vem delas”, diz Claude.
Na sequência da fala sobre Mediação e Arbitragem, teve início o painel “Infraestrutura para o Estado do Paraná”, que contou com a participação do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, do Engenheiro Civil João Carlos Ortega, secretário da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, do superintendente Executivo do Paranacidade, Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini Junior, do diretor presidente da Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A, Engenheiro Civil André Luis Gonçalves, da Engenheira Civil Jamile Luzzi Elias, diretora de Engenharia e Manutenção do Porto de Paranaguá, a coordenadora de Gestão de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística – CGPP, Josil do Rocio Voidela Baptista, o coordenador Técnico do DER, Roberto Abaggio dos Santos, e a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, Célia da Rosa.
“O Paraná tem um grande gargalo relacionado ao ao segmento da infraestrutura que diz respeito a qualidade dos projetos de engenharia que são apresentados para a captação de recursos. Eles não trazem memorial descritivo, lista de quantitativos e orçamentos detalhados, apenas o esboço de um desenho. Precisamos fomentar a capacitação dos profissionais para melhorar a qualidade dos projetos da área de engenharia”, ressaltou o superintendente Executivo do Paranacidade, Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini.
O Engenheiro Civil João Carlos Ortega, destacou os projetos Cidades Inteligentes e Portal dos Municípios realizados pela SEDU e foi questionado sobre a existência de uma política pública para a questão das calçadas. “Nosso projeto de Cidades Inteligentes contempla essa questão das calçadas, até lá, temos entrado como contrapartida em diversas propostas liberando recursos e desenvolvemos as rotas acessíveis em muitos bairros”, disse Ortega, que explanou também sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional (Inclusão das Regiões Deprimidas) e os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados das Regiões Metropolitanas de Cascavel, Londrina e Maringá.
A situação do trecho da BR 323 também foi questionado pelos participantes. Segundo o coordenador Técnico do DER, este trecho está contemplado nas novas concessões e terá como foco a continuação da duplicação que vai até a ponte do Rio Ivaí.
“É cada vez mais necessário que os Engenheiros pensem de forma estratégica, para trazer soluções inteligentes para as necessidades de infraestrutura de nossas cidades”, frisou o presidente do Crea-PR, finalizando o debate.
Inovação e Boas Práticas das Entidades de Classe
No final da manhã, representantes das dez Entidades de Classe que concorrem ao Prêmio Inovação e Boas Práticas apresentaram aos participantes seus projetos (abaixo). As informações sobre os projetos e o link para a votação podem ser acessados aqui.
A votação permanece aberta até às 12h desta sexta, dia 08/11. Os três projetos mais votados serão premiados durante a cerimônia do Premio Crea de Qualidade, que acontece na noite do dia 08.
Stand da AREA na Expo Rondon 2019 – Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon – AREA-MCR
Torneio de Futebol Interagros – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEAPB
Gincana Agronômica AREAC FAG – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – AREAC
Projeto de Instalações – Alas Branca e Amarela Pronto Socorro de Ponta Grossa – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa – AEAPG
Hackathon do Sistema – Hackathon do Crea – Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná – APROGEO
Estratégia para Retenção e Captação de Associados e Valorização da Marca – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL
Aplicativo Engenharia Ambiental WEB – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM
Coworking e biblioteca de normas – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco – AREA-PB
Inovação Tecnológica no Mercado da Engenharia – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá – AEAM
Sistema de Inscrições para eventos em meio Eletrônico – Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança – APES
Comentários
Nenhum comentário.