Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/02/comeca-em-brasilia-9-encontro-de-lideres/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Começa em Brasília 9° Encontro de Líderes

12 de fevereiro de 2020, às 19h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começou na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, o 9º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/CREA e Mútua. O evento acontece em Brasília e reúne líderes representantes de diversas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociência do Brasil.

Abrindo o evento a presidente do Crea-DF, Eng. Civ. Fátima Có pediu aos presentes foco e sabedoria para trabalhar em ações que coloquem as Engenharias, Agronomia e Geociências a serviço da sociedade. Na sequência, o Eng. Agríc. paranaense, Valmor Pietsch, atualmente coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN – ressaltou a contribuição do colegiado nas ações do Confea de apoio às Entidades e reafirmou o apoio do mesmo na discussão sobre a importância do exame de ingresso dos profissionais engenheiros no mercado, semelhante a OAB.

Também compuseram o dispositivo de honra e discursaram a favor da valorização da Engenharia do Brasil os parlamentares deputada Federal Flávia Morais (PDT-GO) e o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). O presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, encerrou as falas da manhã destacando a proposta de criação para este ano de uma Gerência de Fiscalização para acompanhar as fiscalizações realizadas pelos Creas (mais de 500 mil somente em 2019) e o trabalho de Agenda Parlamentar da Confederação que acompanhou o andamento de em torno de 600 projetos de lei . “Trabalhamos também com muito afinco na questão relacionada ao pregão eletrônico, temos urgentemente que mudar este modelo de contratação no Brasil e não deixar que projetos de lei apenas mudem o nome, mas continuem oferecendo a mesma proposta”.

Fóruns Consultivos

Na parte da tarde foram realizadas as primeiras reuniões do ano dos órgãos consultivos do Sistema Confea, que possuem caráter técnico-administrativo e político-institucional. São eles: o Colégio de Presidentes, com a representação dos 28 conselhos (regionais e federal) e da Mútua; o Colégio de Entidades Nacionais e regionais; as nove Coordenadorias de Câmaras Especializadas e a Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética, que reúnem os coordenadores regionais de cada um desses grupos.

Acompanhe abaixo a participação do Paraná em cada um deles:

Encerrando o dia, o oficial sênior do ONU-Habitat na América Latina, Alain Grimard, discursou sobre ‘Cidades Inteligentes e Resilientes’.

Saiba mais sobre

Presidentes do Crea-PB e do Crea-RR são reconduzidos ao Colégio de Presidentes

Saiba quem são as lideranças eleitas para os fóruns consultivos do Sistema

Presidente Joel pede união e integração para fortalecer o Sistema