Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/02/programa-mulher-e-o-grande-destaque-do-ultimo-dia-do-encontro-de-lideres/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Programa Mulher é o grande destaque do último dia do Encontro de Líderes

14 de fevereiro de 2020, às 15h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Encerrou nesta sexta-feira (14), em Brasília, o 9° Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, evento que reúne representantes de diversas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociência do Brasil, atuantes no Sistema. Neste último dia de evento, além da continuação das reuniões que vinham ocorrendo desde quarta-feira (confira abaixo), o grande destaque foi para a reunião do Programa Mulher do Confea, ação que visa contribuir para que o Sistema alcance a igualdade de gênero, meta instituída pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Nº 05, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Eng. Daniela, coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR

Reunidas durante toda a manhã, as Engenheiras debateram algumas ações realizadas em nível estadual pelos comitês e lançaram a Cartilha do Programa Mulher, documento que aborda o Plano de Ação do Programa. “Apresentamos as boas práticas que vêm sendo realizadas no Paraná e discutimos como isso poderia auxiliar os outros Creas. Falamos sobre nossas ações ligadas as universidades e a criação de comitês regionais por todo o estado, visando expandir o trabalho que vem sendo realizado”, comentou a coordenadora do Comitê Mulheres no Paraná, a Eng. Agr. Daniela Alves.

Em paralelo a reunião do Programa Mulher, continuaram as reuniões do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais e regionais, das nove Coordenadorias de Câmaras Especializadas e da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética.

Confira alguns destaques:

Presidente Ricardo na Reunião da Câmara de Segurança do Trabalho

“As reuniões das Câmaras, em sua maioria, foram destinadas a discussões sobre o plano de trabalho para 2020 e o debate sobre PL’s de interesse do Sistema, pautas que levamos aos parlamentares de Brasília na última quinta-feira. Foi muito proveitoso estar em contato com os profissionais das Câmaras Nacionais, pois isso te da uma ideia do que está sendo discutido em todo o país”, destacou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

“Encerrando a reunião hoje, a última minha como coordenador, além do intercâmbio de informações entre os CDERs de todo o Brasil, tivemos a oportunidade de iniciar importantes discussões que vão transcorrer durante todo o ano de 2020. Destacaria desses três dias os nossos debates sobre a Lei 10.019/14, sobre o PL 2245/2007 e os avanços que conseguimos através da Agenda Parlamentar”, comenta o agora ex-coordenador do CDER Nacional e conselheiro do Crea-PR, Geog. Danilo Giampietro Serrano.

“Inicialmente o coordenador Nacional, Eng. Agr. Luiz Lucchesi, fez uma retrospectiva dos trabalhos da CEAP no ano de 2019, enfatizando a participação do sistema profissional nas discussões sobre as diretrizes curriculares. Em seguida, o coordenador Adjunto da CEAP, professor Bittencourt, apresentou as linhas gerais de um manual destinado a auxiliar as CEAPs estaduais na realização de atribuições técnicas. Por fim, foram formados grupos de trabalho para discussão do manual de procedimentos para realização de atribuições técnicas, a implantação de DCNs, os cursos EADs, e o relacionamento atual com MEC”, ressaltou o Eng. Civ. Dante Alves Medeiros Filho, sobre a reunião da CEAP.

“Neste primeiro Colégio de Presidentes de 2020, o último antes da desincompatibilização dos presidentes devido as eleições do meio do ano, temas importantes foram trazidos para a pauta, como o salário mínimo profissional, o debate sobre a PL 257/2019, entre outros”, destacou o vice-presidente do Crea-PR, o Eng. Agr. Osvaldo Danhoni, que representou o presidente Ricardo durante parte da reunião.

Confira outros destaques:

Programa Crea Júnior alcança 94 mil estudantes e jovens profissionais