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Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/03/crea-pr-segue-atuando-durante-quarentena-do-covid-19-e-anuncia-flexibilizacao-no-pagamento-das-anuidades/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Crea-PR segue atuando durante a pandemia da COVID-19

Autarquia vem realizando atendimento online e fiscalizações presenciais em casos de emergência

27 de março de 2020, às 11h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Embora o atendimento presencial do Conselho esteja temporariamente suspenso devido à pandemia da COVID-19, todas as demais formas de atendimento estão funcionando normalmente e à disposição dos profissionais, empresas e demais usuários do Conselho.

“Mesmo na quarentena, o trabalho do Crea-PR não para! Desde o dia 23 de março, já foram realizados 20.134 serviços entre solicitações de novos registros profissionais, ingressos de responsável técnico em empresas, certidões de acervos técnicos e denúncias, e tudo isso está sendo tratado internamente por nossos colaboradores, grande parte em formato de home-office”, destaca o presidente em exercício do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni.

Além dos serviços, as solicitações de fiscalização também estão sendo recebidas normalmente por meio dos canais oficiais do Crea-PR (site e aplicativo), para serem avaliadas remotamente. Em casos considerados de emergência, uma equipe especial é acionada para verificar in loco a ocorrência. “Em casos emergenciais, como acidentes ou sinistros, temos uma equipe preparada para estar presente no local, claro, sempre tomando as devidas precauções com a COVID-19”, explica Danhoni.

O atendimento remoto no Crea-PR teve início na penúltima semana de março. As atividades de fiscalização estão mais concentradas em verificações e levantamentos internos. Segundo o Departamento de Fiscalização (Defis), alguns dos trabalhos remotos têm como ponto de partida a análise de emissão de notas fiscais e documentos que comprovam que as atividades foram geradas. O acompanhamento é feito com o apoio de portais da transparência e de outros órgãos parceiros que compartilham informações. “As autuações estão temporariamente suspensas por entendermos que é um momento delicado para toda a sociedade. Além disso, não seria possível a instauração dos processos pois algumas etapas também requerem o serviço dos Correios, por determinação da lei do processo administrativo. A legislação exige que o fiscalizado, por exemplo, esteja ciente de que o Crea-PR fez a fiscalização, e isso só é possível com a emissão de um Aviso de Recebimento. Como os serviços dos Correios estão instáveis devido à pandemia, isso poderia comprometer a eficiência do trabalho”, explica a gerente do Defis, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão.

Já os conselheiros e funcionários responsáveis por trabalhar nos Editais de Chamamento destinados à Entidades de Classe do Estado, permanecem realizando suas atividades em home office, para que todos os processos tenham continuidade. “Realizamos uma reunião virtual da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (CTC), que analisou 34 prestações de contas de projetos já realizados pelas Entidades de Classe, o que dará agilidade na assinatura dos próximos termos. Temos 34 projetos para serem assinados nos próximos dias, todos com prazo de execução até dezembro de 2020. Após a assinatura, as etapas iniciais dos projetos já podem começar, adequando as datas de execução de cursos e eventos conforme for possível”, diz o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR (DRI), Claudemir Prattes.

O Crea-PR está com a segunda etapa do Edital 05/2019 aberta para que as Entidades de Classe inscrevam seus projetos. Até o momento há 15 projetos para seleção e o prazo de inscrição foi prorrogado de 03 de abril para 04 de maio.

Em quarentena, sim! Fiscalizando, sempre!

Uma das preocupações do Crea-PR nesse momento é esclarecer que seus serviços estão mantidos nesse período de quarentena, mesmo que remotamente, em seus canais online. Para isso, a autarquia criou a hashtag #EmquarentenaFiscalizandoSempre.

“Ressaltamos que o trabalho continua também por parte dos conselheiros e da diretoria. A análise de processos por parte de nossos conselheiros continua, as reuniões de Comissões e Câmaras continuam por meio de webconferências, e o trabalho da diretoria junto ao Confea em prol dos profissionais segue, inclusive com a discussão recente sobre a prorrogação do vencimento da anuidade 2020, que foi colocada em prática. Em quarentena, sim. Fiscalizando Sempre!”, finaliza Danhoni.

Serviços

No período de quarentena, conforme determinações para a prevenção à COVID-19, o Crea-PR realiza o atendimento aos profissionais, empresas e sociedade de forma totalmente online, sem o serviço presencial nas Inspetorias. Veja como isso está ocorrendo.

Informamos que estamos com um alto índice de ligações por dia, por isso as ligações estão dando como ocupado ou fora do ar. Pedimos que priorizem o atendimento por e-mail.


Comentários

  1. Juliano kufner says:

    Preciso abrir uma reclamação referente a construção de um muro de arrimo nos fundos dos meus lotes aonde moro anteriormente e em nível superior ao lote do mesmo ( vizinho escavou construiu sem fazer dreno o murro caiu com a água da chuva e esta me cobrando judicialmente,
    Cade a responsabilidade técnica?
    Devido estar fechado o atendimento presencial não consegui fazer a minha reclamação

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