Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/03/solenidade-de-entrega-de-registros-e-marcada-pelo-lancamento-do-manual-do-jovem-profissional/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Solenidade de entrega de registros é marcada pelo lançamento do Manual do Jovem Profissional

Crea-PR e AEAM entregaram mais de 120 carteiras profissionais em Maringá

10 de março de 2020, às 15h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Em solenidade realizada na noite desta última segunda-feira (9), o Crea-PR, com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá Júnior – AEAM Júnior, entregaram os Registros Profissionais para mais de 120 formandos dos cursos de Engenharia das instituições de ensino Feitep, Unicesumar e Uningá.

A cerimônia ocorreu no Teatro Calil Haddad com a presença de autoridades locais e estaduais, como o presidente em exercício do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni; o presidente da AEAM, Engenheiro Civil Gilberto Delgado e o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho.

Os novos profissionais receberam o livro “As marcas dos Engenheiros e Arquitetos na História de Maringá” escrito pelos jornalistas Dirceu Herrero Gomes e Regina Daefiol. Os formandos também assistiram a palestra “Carreira e Exercício Profissional: responsabilidade e produtividade”, com o escritor e Engenheiro Eletricista Enio Padilha, mestre em Administração.

“A primeira impressão sobre o Conselho Profissional é algo que deve marcar a vida dos registrados e este evento cumpre exatamente este papel, de criação de um marco significativo aos novos Engenheiros. Com a presença de lideranças do sistema profissional, os recém registrados conhecem as engrenagens que trazem o dinamismo e as formas de participação ativa na sociedade profissional”, destaca Silva Filho.

Para Gilberto Delgado, a solenidade é uma forma de mostrar aos recém-formados que existem instituições, como AEAM e o Crea, que lutam pela valorização dos profissionais e estão de portas abertas para participação dos Engenheiros. “Por meio destas entidades eles poderão exercitar seu espírito de cidadania e responsabilidade social”, afirma.

Lançamento

Com o QR Code o Jovem Profissional tem acesso ao Manual.

Um dos destaques da noite ficou para o lançamento do Manual do Jovem Profissional, novo produto do Crea-PR que traz uma série de informações importantes sobre o seu registro, atribuições, fiscalização, anotações de responsabilidade técnica, mercado de trabalho, tabelas referenciais de preços e o papel do Sistema Confea/Crea na vida dos profissionais que estão iniciando a sua carreira. “De forma objetiva e moderna e com constantes atualizações, esse ‘novo’ manual visa abordar assuntos que são cruciais ao exercício ético e a participação dos profissionais nas suas atividades técnicas”, comenta o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes.

Confira o Manual.

Presidente em exercício

Danhoni durante o 1° Colégio de Presidentes do ano, em Brasília.

Desde o dia 03 de março de 2020, o Crea-PR conta com um novo presidente em exercício, devido ao período de eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. O ex-vice-presidente do Conselho, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni (68), assume temporariamente o cargo de presidente até o final das eleições.

Natural de Maringá, o Engenheiro é formado em Agronomia e Eng. de Segurança do Trabalho. Além disso, possui uma especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Perícias e Auditoria Ambiental.

Fotos: Juciliane Oliveira, Helio Xavier e Lucas Nogas.

Confira mais fotos: