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Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Edital de Chamamento recebe inscrição de projetos até dia 04/05

Entidades de classe podem inscrever projetos, o Programa já beneficiou 52 mil profissionais com investimento de R$ 7,2 milhões

23 de abril de 2020, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Crea-PR está com a segunda etapa do Edital 05/2019 aberta para que as entidades de classe inscrevam seus projetos. O prazo de inscrição foi prorrogado e vai até o dia 04 de maio. Com o orçamento de R$ 1 milhão, o Edital seleciona propostas para concessão de apoio financeiro, através de Termo de Fomento, para execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Creas, oriundos de Entidades de Classe com registro no Crea-PR.

Os projetos selecionados têm como objetivo o aperfeiçoamento técnico e cultural e apoio à fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; divulgação da legislação e do Código de Ética Profissional; e conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e Acervo Técnico. Para inscrever projetos, as entidades de classe devem estar com o registro regular no Crea-PR e atender as demais exigências do Edital. Os Termos de Fomento são um auxilio disponibilizado pelo Conselho paranaense através de um apoio financeiro para as entidades de classe que realizam os projetos de revistas técnicas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, entre outros.

Para a inscrição de projetos, acesse a área restrita da Entidade de Classe no site do Crea-PR.

Na primeira etapa deste Edital 05/2019 foram selecionados 34 projetos que devem ser assinados em breve e têm prazo de execução até dezembro de 2020. As equipes que trabalham nos Editais de Chamamento permanecem realizando suas atividades em home office, desde o final de março, para que todos os processos tenham continuidade. “A Comissão de Tomada de Contas tem realizado reuniões virtuais para analisar as prestações de contas de projetos já realizados pelas entidades de classe, o que dará agilidade na assinatura dos próximos termos. Após a assinatura, as etapas iniciais dos projetos já podem começar, adequando as datas de execução de cursos e eventos conforme for possível”, diz o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes.

52 mil profissionais beneficiados

Desde a publicação do primeiro Edital de Chamamento em 2017 o número de projetos inscritos e aprovados a cada ano tem sido crescente. Foram 60 no primeiro ano, 76 em 2018, 82 no ano de 2019 e, para este ano de 2020, já foram 34 aprovados somente na primeira etapa do Edital 05/2019.

Os 252 projetos foram desenvolvidos por 47 entidades de classe diferentes, atingindo um total de 52 mil profissionais, com um investimento do Crea-PR no valor de R$ 7,2 milhões nestes quatro anos.

Etapas dos termos de fomento

Com a publicação do Edital de Chamamento fica aberto o prazo para inscrição dos projetos pelas entidades de classe. Após inscritos, os projetos passam pela Comissão de Seleção, que avalia o mérito, a habilitação dos documentos, verifica se está em conformidade com o Edital e a legislação vigente. Alguns aspectos analisados são o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Crea-PR; objetividade, valores, prazos e exequibilidade das metas propostas no plano de trabalho; número de profissionais atingidos pelo projeto; certificação obtida junto ao último ciclo do PCQ – Prêmio Crea-PR da Qualidade; número de associados das entidades de classe; entre outros.

Aprovados os projetos, vem a fase de assinatura dos Termos, seguida da execução dos projetos, com o acompanhamento dos gestores de contratos. Realizadas todas as ações do projeto, é feita a prestação de contas, que passa pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, depois pela Comissão de Orçamento e Tomada de Contas e aprovada no Plenário do Crea-PR pelos conselheiros. Assim, a entidade está apta, neste quesito, para a inscrição de novos projetos.

Dicas para as entidades de classe

  • Não deixe para a última hora o envio das propostas;
  • Observe a documentação de habilitação, verifique se os documentos estão atualizados e a experiência prévia cadastrada;
  • Verifique atentamente a vinculação das propostas com as atividades fins do Crea-PR;
  • Descreva claramente a proposta que deseja desenvolver caracterizando de forma objetiva e mensurável;
  • Debates, metas específicas e produção de propostas são importantes para a vinculação objetiva;
  • As propostas podem ser construídas em etapas, o sistema vai salvando os dados inseridos, e somente após a finalização é registrado o protocolo de envio;
  • Após o envio definitivo as propostas não poderão mais ser alteradas;
  • Evite o uso de siglas sem os significados nos projetos, é importante ter em mente que a Comissão de Seleção precisa entender claramente o que está sendo proposto;
  • Em caso de dúvidas consulte as Gerências Regionais e do DRI;
  • As propostas deverão ser encaminhadas pelo acesso restrito das entidades de classe.

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