Comissão Eleitoral Federal mantém calendário eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua
Com a decisão, a data do pleito permanece 03 de junho15 de abril de 2020, às 16h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), decidiu, em reunião nesta terça (14) realizada por meio de teleconferência, manter a data das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em 03 de junho, após avaliar a situação e eventuais medidas, tendo em vista a pandemia do coronavírus que atinge todo o país.
Conforme a nota oficial, a Comissão informa que o Sistema Confea/Crea tem acatado em suas decisões as recomendações das autoridades de saúde e sanitárias competentes no combate à pandemia de coronavírus. Para isso, várias medidas vêm sendo tomadas pelo Confea, pelos Creas e pela Mútua, visando resguardar a saúde e integridade física dos seus colaboradores, dos profissionais registrados e de toda a coletividade.
Todas as medidas adotadas pelos governos municipais, estaduais e federal têm prazo limitado, e geralmente ocorrem quinzenalmente, com base na observação da evolução da pandemia nos dias anteriores, de modo que não há qualquer medida concreta, até o presente momento, que alcance a data da eleição, prevista para 3 de junho, dada a dinâmica e sistemática de aumento ou redução dos casos de COVID-19.
“A CEF ressalta que trabalha no sentido de preservar o interesse público de todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e de todos os candidatos que disputam cargos eletivos em nosso sistema profissional. Portanto, em função da responsabilidade sobre o processo eleitoral, não tomará decisões precipitadas ou com base na situação atual, já que os protocolos podem mudar de acordo com as medidas das autoridades competentes”, esclarece a nota oficial. Desta forma, ficam mantidas neste momento as datas do calendário eleitoral.
A CEF informa ainda que, até o momento, as Comissões Eleitorais Regionais e a Federal têm cumprido rigorosamente o Calendário Eleitoral e seus atos possuem eficácia plena, sem qualquer prejuízo aos candidatos e às pessoas envolvidas no processo eleitoral
Periodicamente, na medida da necessidade e com o desenrolar dos acontecimentos nacionais, a CEF continuará prestando os esclarecimentos à comunidade profissional, aos entes do Sistema Confea/Crea e Mútua, e em especial às Comissões Eleitorais Regionais e aos candidatos. Caso seja necessário, a CEF poderá propor ao Plenário do Confea, a qualquer momento, eventuais medidas com relação ao Calendário Eleitoral em curso, que continua em vigor.
Acesse aqui todas as informações sobre as Eleições 2020 e o material dos candidatos.
Profissional, lembre-se de escolher seu local de votação até o dia 04/05, pois não será permitido voto em trânsito.
VIA ONLINE DENTRO DA SEGURANÇA DA CRIPTOGRAFIA.
Olá, Luis. Tudo bem?
Não entendemos. Você está fazendo uma reivindicação ou só um comentário?
Acho inadmissível, irresponsável a decisão de manter as eleições presenciais em todo o território nacional, sabendo-se que a retomada da vida normal, só se dará depois de 15 de julho de 2020. Creio que o TSE não colocará em risco o deslocamento de seus funcionários para fazer a entrega das urnas eletrônicas, bem como diversos locais que estão programados não abrirão suas portas. Cito como exemplo o meu local de votação que seria o IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, atualmente fechados para todas as atividades. Espero que tomadas judiciais sejam tomadas, para evitar isto. Por que não se faz as eleições via”on line”? Aguardo
Olá, Paulo. Tudo bem?
Embora o Crea-PR também tenha preocupações quanto a realização das eleições, infelizmente as decisões sobre elas cabem exclusivamente ao Conselho Federal.
Estamos encaminhando a manifestação ao CONFEA/CEF.