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Acesso em 10/08/2024 às 14h19.

Crea-PR em números: resultados de ações programadas no Planejamento Estratégico

Dados de 2019 demonstram eficácia das ações planejadas

16 de abril de 2020, às 15h33 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Crea-PR tem como visão ser reconhecido como uma organização referência em inovação, agilidade e modernidade. Já há alguns anos as instituições públicas estão desafiadas a desburocratizar seus processos e torná-los mais ágeis. Nos últimos anos o Conselho vem investindo em tecnologia e melhoria de processos, justamente com foco em agilidade e desburocratização. Formulários eletrônicos, serviços online, certificação digital, já são exemplos de processos melhorados. Assim, para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja um ambiente com cultura de inovação, com investimento constante em tecnologia e, acima de tudo, com diagnóstico assertivo de processos que podem e devem ser melhorados e desburocratizados.

Para chegar neste resultado, o Crea-PR tem trabalhado com o Planejamento Estratégico elaborado para os anos 2018 a 2020, implantando na organização em maio de 2018, após as etapas preliminares de diagnóstico e desenvolvimento.

Saiba como foram as etapas de desenvolvimento do Planejamento Estratégico.

Planejamento Estratégico do Crea-PR

O Planejamento Estratégico é uma prática utilizada no Crea-PR há mais de 12 anos, com a adoção de metodologias específicas para análise e planejamento de ações, em geral com foco anual, a serem desenvolvidas a cada gestão.

Para o Crea-PR, o planejamento estratégico é indispensável. A análise do cenário atual e dos possíveis cenários futuros, das oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, utilizando a correta metodologia, possibilita a definição de objetivos fortes, com indicadores efetivos e metas realizáveis em todos os níveis hierárquicos. O foco na capacidade de adaptação às mudanças, da maximização do potencial produtivo e do atendimento aos Princípios da Administração Pública são também premissas nesse processo.

Após todas as etapas de diagnóstico e desenvolvimento foi elaborado o Mapa Estratégico do Crea-PR, onde estão os objetivos estratégicos nas seguintes perspectivas: clientes, processos, aprendizado e crescimento, e financeiro. Em cada objetivo e nos planos de ação para alcançar os resultados esperados estão os valores da instituição: ética; foco em resultados; compromisso com a excelência; gestão participativa; interesse público; respeito, desenvolvimento e valorização das pessoas.

Conheça o Mapa Estratégico do Crea-PR.

Números do Crea-PR em 2019

Após aproximadamente dois anos da implantação do Planejamento Estratégico atual, com ações em todas as áreas, voltadas para todos os públicos envolvidos com o Crea-PR, o Conselho faz um balanço dos números relacionados a alguns de seus serviços e atendimentos durante o ano de 2019, sendo muitos desses resultados diretos das ações do Planejamento Estratégico.

Ao final de 2019 o Crea-PR contava com 87.956 profissionais registrados, entre vistos e registro, e com 20.559 empresas registradas.

Durante o ano foram realizados, pelos funcionários do Conselho, 182.764 atendimentos, que representam um aumento de 7% com relação ao ano de 2018. Destes, 72.147 foram pessoas atendidas pessoalmente nas Inspetorias (que somam 35 unidades de atendimento) e 110.617 atendimentos telefônicos, pela Central de Informações e nos telefones das próprias Inspetorias.

O atendimento aos profissionais, empresas e sociedade gerou mais de 323 mil solicitações deferidas, sendo 31.238 protocolos gerados pelo Fale Conosco. Após a conclusão destas solicitações, 4.601 questionários de pesquisa foram respondidos, resultando em 95,8% de satisfação com produtos entregues.

Nas Câmaras Especializadas, que tem reuniões periódicas durante o ano, foram julgados 5.001 processos de fiscalização e 2.308 protocolos. No Plenário do Crea-PR, composto por todos os conselheiros, foram julgados em 1.449 processos de fiscalização e 44 protocolos em 2019.

As reuniões de Governança Cooperativa, que reúnem representantes e coordenadores regionais dos Colégios de Entidades de Classe, das Instituições de Ensino e de Inspetores, além de Superintendência, Assessorias, Fiscalização, Relações Institucionais e CreaJr-PR geraram 99 protocolos de sugestão de melhoria, que foram encaminhados às áreas responsáveis, e desses, 77 foram deferidos.

Em 2019 foram realizadas 28.030 fiscalizações, sendo mais de cinco mil por denúncias recebidas no Conselho (clique aqui e saiba como fazer uma denúncia). Do total de ações de fiscalização, 16,8 mil foram de rotina; 5,7 mil em empreendimentos em funcionamento; 1,6 mil de serviços públicos; e as demais estão divididas entre empresas sem registro, obras públicas, licitações, integradas de acessibilidade e preventivas integradas. Das fiscalizações de 2019, 78 geraram processos de averiguações da conduta profissional, um aumento de 43% com relação ao ano anterior.

O número total de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) em 2019 foi de 433.027, um aumento de mais de 30 mil com relação a 2018. Das ARTs, em primeiro lugar com relação à modalidade está a civil, acompanhada da Agronomia, Elétrica e Mecânica logo atrás. Em seguida, as demais modalidades por quantidade: Segurança do Trabalho, Geologia e Minas, Agrimensura e Química.

Na relação institucional do Crea-PR com as entidades de classe, em 2019 foram 15 mil profissionais beneficiados por meio da realização de 82 projetos de cursos e eventos, selecionados nos Editais de Chamamento. Na plataforma de cursos online do Crea-PR, 160 profissionais participaram dos cinco cursos realizados pelas entidades de classe, gerando R$ 40 mil em receita para essas promotoras. O Programa de Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) realizou 344 atividades, sendo duas delas Seminários Estaduais, entre consultorias, auxílio no planejamento e gestão. O Programa, que é permanente, já conta com o resultado de uma redução de 93% na inadimplência das entidades de classe perante o Crea-PR.

Também ao final de 2019 eram 77 Instituições de Ensino cadastradas, com 485 cursos. Além disso, seis mil estudantes de graduação fazem parte do Programa CreaJr no Paraná. A Revista Técnico-científica teve no ano sete novas edições e já somava mais de 105 mil acessos.

Um dos pilares da visão do Crea-PR é a inovação e buscando melhoria contínua nesta área, diversos programas e produtos foram realizados: Hackathons do sistema que tiveram como tema soluções inovadoras para a fiscalização; fiscalização adequada à realidade das regiões e modalidades; lançamento do novo Sistema de ART; recepção e inserção do jovem profissional, com produtos e serviços direcionados e recém-registrados; relacionamento com o cidadão e experiência do usuário, com políticas e soluções para aproximação e antecipação das necessidades do cliente; Programa Inova Crea com fomento à inovação no ambiente interno; SIG-Crea, com informações geográficas aplicadas ao planejamento e gestão da fiscalização.

Acesse aqui os números completos de 2019.

Nos próximos oito meses referentes ao Plano Estratégico vigente muitas ações ainda serão implementadas e os resultados apresentados ao final do triênio.


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