Crea-PR se mobiliza no combate à pandemia da Covid-19 e lança parecer técnico que indica atuação de profissionais em planos de contingência
As Câmaras Especializadas do Conselho listaram as áreas em que esses profissionais podem atuar7 de abril de 2020, às 19h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O momento pede solidariedade e trabalho pela construção dessa nova realidade que vai se apresentando a cada dia para cada um de nós. Pensando nessa necessidade, as Câmaras Especializadas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) se mobilizaram para elaborar uma proposta de ação, com a que contempla a participação efetiva das engenharias nesse momento de pandemia da Covid-19.
O parecer técnico publicado pelo Conselho indica profissionais do Sistema Confea/Crea para atuação nos planos de contingência da Covid-19, complementares aos planos Nacional e Estadual de combate ao Coronavírus. O Conselho tomou a iniciativa após analisar os planos e identificar que tratavam especificamente de orientações para profissionais da área de saúde, sem uma abordagem para a efetiva participação de engenheiros, geógrafos e agrimensores.
O parecer técnico do Crea orienta o perfil de cada profissional de acordo com a demanda do plano de contingência, com a indicação de engenheiros civis, por exemplo, para a tarefa de construção e manutenção de edificações, instalação e manutenção de equipamentos.
Na cidade de São Paulo, onde estão sendo construídos hospitais de campanha no estádio do Pacaembu, observa-se a necessidade de participação direta de profissionais do Sistema Confea/Crea, Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Segurança do Trabalho, entre outros.
De acordo com o Conselho, “a situação atual está fazendo com que ocorra maior participação desses profissionais, principalmente na aplicação de tecnologias novas e de outras que estão sendo desenvolvidas para atendimento às necessidades que a pandemia da Covid-19 tem ocasionado.” Projetos para fabricação de respiradores artificiais com impressoras 3D; estudo, projeto e fabricação de máscaras em ABS (um tipo de plástico), e adaptação de equipamentos médico-hospitalares existentes, transformando-os em equipamentos necessários para o momento atual são alguns exemplos.
Com esse olhar para a participação e colaboração efetiva de engenheiros nesse momento de crise mundial, as Assessorias Técnicas das Câmaras Especializadas do Crea-PR indicaram áreas em que profissionais podem atuar.
Conheça o documento e as formas de atuação das engenharias aqui .
Denise Morini
Assessora de Imprensa do Crea-PR / Regional Curitiba
Comentários
Nenhum comentário.