Engenheiro de Computação paranaense à frente da criação de teste rápido para coronavírus que será vendido em farmácias
Startup criou um método inovador que populariza e agiliza resultados sorológicos8 de abril de 2020, às 17h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Nas diversas frentes de batalha no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a engenharia encontra-se em posição estratégica devido à multiplicidade de temas que abrange. Uma das muitas iniciativas da área é a de uma empresa de Curitiba que desenvolveu um teste rápido para o Coronavírus que estará disponível para farmácias e empresas interessadas a partir da segunda quinzena de abril.
Este teste é realizado por um laboratório portátil conectado à internet: o Hilab. Com ele, é possível realizar exames a qualquer hora e em qualquer lugar. O serviço alia tecnologias como a Inteligência Artificial e Internet das Coisas ao conhecimento dos profissionais de saúde para garantir um resultado rápido e confiável.
De acordo com a Hi Technologies, os testes estão sendo produzidos em grande escala e têm cerca de 97% a 99% de confiabilidade. É preciso que o paciente esteja de 5 a 7 dias com sintomas para se submeter ao exame – quanto maior os dias com sintomas, maior a precisão.
“Estamos acompanhando a disseminação do vírus desde dezembro e por isso nos preparamos para conseguir atender mais locais de saúde com o máximo de exames possíveis”, comenta o Engenheiro de Computação Marcus Figueredo, CEO e fundador da Hi Technologies.
Lançado em 2017, o laboratório portátil Hilab já está disponível em algumas das maiores redes de farmácias do País como Nissei, Panvel, Araújo, Raia Drogasil e Pague Menos. Criado pela Hi Technologies, o Hilab é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi testado por diversos médicos e profissionais da saúde desde antes do seu lançamento. O equipamento obedece aos mais altos padrões de qualidade, confiabilidade e precisão já disponíveis no mercado para testes de dengue, zika, HIV, gravidez, glicemia, toxoplasmose, hepatite, dentre outros.
O Engenheiro da Computação afirma que o teste para a Covid-19 será realizado da mesma maneira que os demais exames que oferecem. “É um teste sorológico, ou seja, serve para identificar a presença de anticorpos no sangue, e demora em média 15 minutos para obter o resultado”, explica.
Trata-se de um procedimento que funciona de forma simples, pouco invasiva, sem seringas, e praticamente indolor. “Para realizar o exame, o profissional de saúde retira algumas gotas de sangue do dedo do paciente. Após a coleta, a amostra é colocada em contato com os reagentes dentro de uma pequena cápsula, que é depositada dentro do dispositivo, que cabe na palma da mão. O dispositivo, então, cria uma ‘versão digital’ da amostra que é transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos em um laboratório físico, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA), vão emitir um laudo em questão de minutos. O paciente recebe o resultado no smartphone via SMS ou e-mail”, diz.
“A inovação do Hilab não está na parte bioquímica do processo, mas na tecnologia do dispositivo e na experiência do paciente, que faz exames de forma rápida, prática e econômica”, pontua.
Quanto ao custo do teste rápido, a empresa afirma que não consegue controlar o valor pelo qual os clientes irão revender. “Mas estamos fazendo o máximo para oferecer os exames com o menor valor possível”, aponta Figueredo.
Larissa Ayumi Sato
Assessora de Imprensa do Crea-PR / Regional Apucarana
Pq o CREA está respondendo a questionamentos q nao tem haver com ele e sim com o Engenheiro que o desenvolveu?
Olá, Rose. Tudo bem?
Como assim? Nós não respondemos nenhum questionamentos, só divulgamos o e-mail da empresa para quem quiser tirar dúvidas.
é fake news atestado pelo conselho federal de farmacia é crime farmacias oferecer o que não é autorizado pela anvisa aguardem picaretas no crea já convivemos com isto desde a formatura ……
Olá!
Não entendemos o que o sr. comentou. O que o Conselho de Farmácia fez? Nós estamos somente divulgando a ação de um Engenheiro.
Adorei saber da possibilidade de fazer o exame, já postei no meu FB. Assim que viabilizarem, gostaria de ver publicado no máximo de lugares possíveis. Parabéns!
Olá, Vanessa. Tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a empresa para ter mais informações sobre. Ela disponibilizou um e-mail para tirar dúvidas.
Segue: marketing@hitechnologies.com.br
Gostaria de entender melhor sobre o teste. Porque quantos má sndias com o sintomas mais preciso é um resultado? Quando k vírus está no organismo com sintomas ou não ele deveria se idênticado. Ou estou equivocada. Obrigada.
Olá, Manuela. Tudo bem?
A empresa disponibilizou um e-mail para tirar dúvidas.
Segue: marketing@hitechnologies.com.br
E porque não é utilizado pela rede pública de saúde para fazer os testes nas pessoas sintomáticas? Com mais agilidade
Cynthia, bom dia!
Esse teste só estará disponível a partir do meio de abril, não teria como ele já estar na rede pública.
Agradecemos a colaboração.