Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/05/comunicacao-entre-banco-e-camara-interbancaria-de-pagamentos-pode-impactar-baixa-de-arts/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Comunicação entre banco e Câmara Interbancária de Pagamentos pode impactar baixa de ARTs

8 de maio de 2020, às 15h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Recentemente, divulgamos uma nova facilidade para você: o novo processo de baixa do pagamento de ARTs, que agora é realizado a cada 15 minutos. Este sistema foi implantado com sucesso, tornando-se muito útil principalmente para evitar a necessidade de emissão de ARTs no formato rascunho.

Porém, nos últimos dias, temos observado alguma instabilidade no prazo da baixa dos pagamentos, que em casos pontuais demorou mais de 15 minutos.

Resumidamente, este sistema funciona através de registro e leitura de dados entre as instituições bancárias: o banco recebedor registra o pagamento recebido em uma espécie de “central online”, e o banco responsável pelos boletos do Crea-PR efetua a leitura desses dados, a cada 15 minutos, registrando então os pagamentos. Esse processamento rápido vale para pagamentos que são realizados até as 19h59 – após esse horário, os pagamentos são compensados no dia seguinte.

Quando a baixa não acontece no prazo de 15 minutos, a falha pode estar relacionada a uma demora no registro dos dados pela instituição recebedora, ou na leitura dos dados pelo emissor do boleto, no caso, a Caixa Econômica Federal.

Na maioria dos casos, ainda assim o pagamento é reconhecido e baixado no mesmo dia, mas em alguns casos é possível que seja identificado somente no próximo dia útil.

Assim, queremos esclarecer que esta situação já está sendo tratada junto à equipe responsável da Caixa Econômica Federal, e estamos comprometidos a continuar monitorando os casos para identificar e tratar desta instabilidade.